Sandro A. Carrilho
Curitiba – Durante a primeira reunião de 2022 com donos de veículos de comunicação que integram a Associação dos Jornais e Portais do Paraná (ADI-PR), três presenças ilustres deram o tom ao encontro na manhã e tarde dessa terça-feira (8), em Curitiba.
O primeiro foi o ex-secretário da Casa Civil, deputado estadual Guto Silva, que recebeu as boas-vindas do presidente da entidade, Jucelino Costa, e de representantes de 22 jornais e portais do interior. Na sua explanação, disse que “não dá para falar de comunicação no interior sem se referir à vocês”, fazendo referência a ADI-PR. Quanto a sua pré-campanha a senador, afirmou que o Senado Federal pede mudanças e que o ideal para o Paraná seria uma aliança de centro direita, com a reeleição do governador Carlos Massa Ratinho Junior. Guto Silva disse que as portas de dois ou três partidos estariam abertas para ele, e que teria plenas condições de alcançar uma votação de dois dígitos.
Ainda pela manhã foi a vez do secretário de Comunicação e de Cultura do Paraná, João Debiasi, ser recebido pela ADI. O secretário destacou a relevância dos jornais em levar o trabalho do governo para todos os cantos e ressaltou dois grandes desafios enfrentados (pedágio e pandemia). Sobre investimentos, Debiasi exaltou o trabalho do governo Ratinho Junior que abriu o Paraná para receber investimentos que somaram entre R$ 45 a R$ 50 bilhões, isso de 2019 até agora, através da vinda de novas empresas que acreditaram no Paraná e na ampliação das que ja existiam.
Quanto as eleições, garantiu que Ratinho irá disputar a reeleição e que “emprego é a melhor política social”.
No período da tarde foi a vez do atual chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega, ser recebido. Mesmo ocupando a secretaria há apenas 15 dias, frisou que acompanha o governador há pelo menos 20 anos.
Antes de enaltecer o trabalho do governo, Ortega lembrou que “com Ratinho Junior o governo foi pacificado e não temos mais aquelas brigas. Possuímos bom entrosamento com todos os poderes e instituições”.
O chefe da Casa Civil nominou um a um os programas do governo e, ao final, que “esperamos trabalhar mais quatro anos”, fazendo alusão a uma possível reeleição de Ratinho Junior, não deixando esconder que ficou surpreso com a estrutura e alcance da Associação dos Jornais e Portais do Paraná.
Fotos: Redação