Castrense embarca para intercâmbio de seis meses no Canadá

0 4

Matheus de Lara

De malas prontas e com o passaporte em mãos, a castrense Gabryela Swiech de Magalhães, 16 anos, não veja a hora de chegar o momento para o embarque rumo ao Canadá. Ela foi selecionada entre os 100 estudantes da rede estadual que integram o programa ‘Ganhando o Mundo’, projeto de intercâmbio do Governo do Estado que tem duração de seis meses. A viagem está prevista para essa quarta-feira (9).

Estudante do 2° ano do Colégio Estadual Cívico-Militar Professora Joana Torres Pereira, e moradora da Vila Rio Branco, Gabryela conversou com a reportagem do Página Um News. Com expectativa e nervos a flor da pele, conta que viajar para o exterior era o seu maior desejo. “Estou muito feliz em estar realizando esse sonho de conhecer outro país, uma cultura diferente e novas pessoas. Um dos meus sonhos era conhecer a neve e vou realizar. Sou muito grata à Deus por tudo isso que conquistei que são frutos dos meus estudos e dedicação, e com certeza esse intercâmbio vai ser uma das melhores experiências da minha vida”, disse a estudante.

No Canadá, Gabryela vai estudar na Windsor Park Collegiate, na cidade de Winnipeg, província de Manitoba. “Durante esses seis meses, vou me dedicar muito aos estudos e melhorar meu inglês. Também vou adquirir muito conhecimento e aprender novas culturas, e além disso poderei passear por lá”, disse. Para a reportagem, a estudante explicou que chegando no Canadá vai ficar na casa de uma Host Family (família que hospeda). Ela também deixou uma mensagem aos outros estudantes que também possam adquirir o intercâmbio. “Que vocês nunca desistam dos sonhos, e sempre estudem e se dediquem. O estudo e conhecimento nos leva longe”, completa Gabryela.

Orgulhosa, a mãe Irecê Swiech Carneiro, contou que a diretora do colégio anunciou a notícia quando sua filha havia passado no Ganhando o Mundo. “Foi um misto de emoções, porque sabíamos que ela tinha capacidade, como notas e frequência para conseguir. Eu como mãe me sinto abençoada pela filha estudiosa e dedicada aos estudos como ela é. Até a chegada da viagem, ela realizou o curso de inglês ofertado pela SEED para os alunos selecionados, e manteve sua rotina normal na escola. Também ela já fazia inglês a dois anos em uma escola de idiomas aqui na cidade”.

Irecê destacou que Gabryela é uma aluna dedicada com boas notas e bom comportamento. Sempre gostou de estudar, além de ser interessada em apreender inglês. Em relação como os estudos vão funcionar disse que “ela vai fazer o 2° ano no colégio canadense e quando retornar ao Brasil vai continuar na escola pública, e tudo será validado aqui”.

Viagem alterada

Os alunos selecionados pelo programa Ganhando o Mundo no início de 2021, estavam com a viagem marcada para agosto do mesmo ano, e o país de destino era a Nova Zelândia. Em decorrência da pandemia, a viagem foi adiada e o destino alterado para o Canadá.

Os alunos selecionados passaram por meios de critérios, ou seja, a nota teria que ser média maior ou igual a (7,0) em todas as matérias e a frequência maior ou igual a 85%. Não somente Castro estará representando no programa. Cidades da região como, Carambeí, Ipiranga, Piraí do Sul, Ponta Grossa e Porto Amazonas também contam com intercambistas.

Participe do grupo de WhatsApp do PáginaUm News e receba as principais notícias dos campos gerais direto na palma da sua mão.

Deixe um comentário
× Fale com o P1 News!