Sistema FAEP leva 111 sindicatos rurais do Paraná a viagens técnicas nos EUA em 2026
Quarta delegação do ano reúne 40 participantes para conhecer tecnologias de inteligência artificial, automação e produção de precisão no campo
Da Redação*
Curitiba – A tecnologia que começa a ganhar espaço nas propriedades rurais norte-americanas está no centro de uma nova missão técnica do Sistema FAEP aos Estados Unidos. A quarta delegação organizada pela entidade em 2026 reúne 40 participantes, entre técnicos, representantes de 29 sindicatos rurais e integrantes de organizações ligadas ao agronegócio. A programação segue até 19 de setembro.
Com a chegada desse grupo, representantes de 111 sindicatos rurais paranaenses terão participado das viagens técnicas promovidas ao longo deste ano. As comitivas anteriores estiveram no país em maio, julho e agosto. Uma quinta viagem está prevista para outubro.
O roteiro percorre cinco estados — Califórnia, Nebraska, Iowa, Illinois e Missouri — e inclui propriedades rurais, universidades, empresas, centros de inovação e organizações ligadas aos produtores. A agenda concentra-se em soluções que já fazem parte da rotina de diferentes segmentos do agro norte-americano, como inteligência artificial, automação, agricultura e pecuária de precisão e análise de dados.
A proposta, na prática, é colocar lideranças rurais paranaenses em contato direto com tecnologias que podem influenciar os próximos anos da produção agropecuária. A experiência também busca ampliar a capacidade dos participantes de avaliar como essas ferramentas podem ser adaptadas à realidade brasileira.
Para o presidente do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette, a formação das lideranças é uma das razões para a realização das missões. Ele avalia que o contato com experiências internacionais pode ampliar o repertório dos representantes sindicais e favorecer a disseminação do conhecimento entre produtores e comunidades rurais do Paraná.
Mulheres ganham espaço nas delegações
A participação feminina também aparece entre os destaques da quarta missão de 2026. Duas participantes fazem a primeira viagem técnica aos Estados Unidos.
Uma delas é Katia Cristina Garrido, vice-presidente do Sindicato Rural de Santa Cruz de Monte Castelo, no Noroeste do Paraná. Ligada ao setor de peças e implementos para tratores, ela também atua na produção rural do município, onde predominam atividades como cultivo de mandioca e pecuária de corte, além de soja e produção leiteira em menor escala.
Katia pretende observar soluções que ainda não estão disponíveis de forma ampla no Brasil, principalmente aquelas relacionadas à utilização de máquinas e à necessidade de mão de obra no campo.
Outra estreante é Seloí Buco Moretto, coordenadora regional da Comissão Estadual de Mulheres da FAEP em Rio Azul, no Centro-Sul. Envolvida com agricultura e pecuária, ela pretende levar o conteúdo da viagem para outras produtoras vinculadas à comissão.
EUA têm peso crescente para o agronegócio brasileiro
A escolha dos Estados Unidos para as missões também ocorre em um cenário de forte relação comercial com o Brasil. Entre 2020 e 2025, as exportações brasileiras destinadas ao mercado norte-americano cresceram 75,5%, chegando a US$ 37,6 bilhões.
Em 2025, os Estados Unidos responderam por 10,8% das exportações brasileiras, ficando na segunda posição entre os principais destinos dos produtos nacionais, atrás apenas da China.
A viagem técnica, portanto, combina dois aspectos: a observação de tecnologias empregadas no campo e o contato com um dos mercados mais relevantes para o comércio exterior brasileiro.
O retorno da delegação está previsto para depois de 19 de setembro. Em outubro, uma nova comitiva deverá completar o ciclo de viagens técnicas aos Estados Unidos organizado pelo Sistema FAEP em 2026.
*Com Assessoria