Centro de Saúde da Mulher passa a funcionar em novo espaço em Castro

Espaço novo fica em anexo à UBS Bom Jesus, é maior e mais acessível

Da Assessoria

Castro – O Centro de Saúde da Mulher Regina Nardi Cardoso ganhou um novo espaço em Castro. Maior e mais acessível, a solenidade de abertura oficial aconteceu na tarde desta quinta-feira (27).

O investimento no novo espaço do Centro de Saúde da Mulher foi de aproximadamente R$40 mil. O Centro oferece, por meio de encaminhamento das UBSs, serviços voltados à saúde feminina, como inserção de DIU, Implanon e atendimento pré-natal à gestantes de alto risco.

O prefeito Reinaldo Cardoso afirma que a nova sede representa um avanço no cuidado com a saúde feminina. “O Centro de Saúde da Mulher sempre foi um espaço importante em Castro e agora, com este novo local, vamos oferecer mais estrutura as pacientes e aos servidores”, diz.

A coordenadora do Centro de Saúde da Mulher, Tatiana Laroca Moroz, destaca a estrutura no novo centro. “É um espaço que contempla todas as necessidades, com salas adequadas para os serviços e exclusivo para mulheres, que poderão cuidar da parte de saúde preventiva, planejamento familiar, gravidez com mais comodidade”, aponta.

O secretário de Saúde, Matilvani Moreira, ressalta que a abertura faz parte de uma readequação dos serviços de saúde de Castro. “Quando assumimos a gestão, vimos que alguns espaços de saúde precisavam de um local mais adequado, como o Centro de Saúde da Mulher e o SAE-CTA. Hoje, estamos entregando este espaço e, no mês que vem, será a vez do SAE”.

“É mais um importante projeto de saúde de Castro. Um local pensado especialmente para nossas mulheres castrenses”, comenta o secretário de Governo, Ricardo Cardoso Filho.

Onde fica

Até então, o Centro de Saúde da Mulher funcionava em uma área apertada, improvisada e sem estrutura. Agora, o novo local de atendimento fica na Rua Heráclio Mendes de Camargo, na Vila Santa Cruz, em anexo à UBS Bom Jesus.

O Centro de Saúde da Mulher ocupa o prédio do antigo Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que foi transferido em dezembro de 2025 para um novo imóvel na Avenida Dr. Ronie Cardoso, 635, no Jardim Arapongas.

Homenagem

O centro leva o nome de Regina Nardi Cardoso (1919-1997), primeira presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer em Castro e ex-primeira-dama do município.

Regina nasceu no distrito de Volta Grande, localizado no município de Alto Bela Vista, em Santa Catarina. Filha de Francisco Nardi e Anna Gazaniga, ela casou-se com o médico Libânio Estanislau Cardoso em 1936, em Tangará, Santa Catarina.

Mudou-se para Castro em 1941, junto de seu marido e seus filhos Ronie e Roberto. Na cidade, deu à luz a mais dois filhos: Ricardo e Reinaldo, atual prefeito de Castro.

Regina Nardi Cardoso desempenhou um importante papel social como primeira-dama do município entre 1951 a 1955 e 1959 a 1963. Dez anos depois, em 1973, tornou-se a primeira presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Castro, sendo pioneira em um trabalho que acolheu e acolhe tantas vidas até hoje.

Participe do grupo no WhatsApp do PáginaUm News e receba as principais notícias dos campos gerais direto na palma da sua mão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.