Oficina de dança do CEJU conquista 10 troféus em festival em Ponta Grossa

Grupo de Castro se destacou entre 52 apresentações de sete municípios; projeto socioeducativo também recebeu prêmios de coreografia e bailarina destaque

Hurlan Jesus

Castro – A Oficina de Dança do Centro da Juventude (CEJU) de Castro conquistou 10 troféus durante a 5ª edição do Festival Magia da Dança, realizado em Ponta Grossa. O resultado marcou a segunda participação do projeto no festival e ampliou significativamente o desempenho obtido em 2025, quando o grupo voltou para casa com dois troféus.

Neste ano, o festival reuniu representantes de sete municípios da região e contou com 52 apresentações. Os adolescentes atendidos pelo CEJU participaram de diferentes categorias, principalmente nas danças urbanas, e conquistaram quatro primeiros lugares, dois segundos lugares e dois terceiros lugares, além de dois destaques.

Confira as conquistas do CEJU

1º lugar

  • Solo juvenil – Danças Urbanas
  • Duo juvenil – Danças Urbanas
  • Solo adulto – Danças Urbanas
  • Duo adulto – Danças Urbanas

2º lugar

  • Coreografia Liberte-se – Grupo Juvenil
  • Duo juvenil – Danças Urbanas

3º lugar

  • Duo juvenil – Danças Urbanas
  • Solo adulto – Danças Urbanas

Além das colocações, a coreografia “Liberte-se” recebeu o destaque na categoria juvenil, enquanto Izabeli Santos foi escolhida como bailarina destaque juvenil.

O evento também abriu espaço para uma mostra não competitiva do trabalho iniciado neste ano com o Grupo B da oficina de dança.

Evolução em relação a 2025

Esta foi a segunda participação da Oficina de Dança do CEJU no Magia da Dança. Em 2025, quando o festival foi realizado em Telêmaco Borba, o mesmo grupo de adolescentes, também orientado pela instrutora Lorena Pacheco, conquistou dois troféus.

Segundo o coordenador-geral do CEJU, Rogério Rodrigues, o desempenho deste ano ganha ainda mais significado pelo perfil do trabalho desenvolvido no Centro da Juventude.

O CEJU conta atualmente com 14 oficinas, estruturadas a partir dos pilares da cidadania, formação e convivência. As atividades possuem caráter educativo e socioeducativo e, portanto, não são desenvolvidas tendo a competição como finalidade principal.

Rodrigues destaca ainda que os adolescentes de Castro disputaram espaço no festival com alunos de escolas particulares de dança, que contam com estruturas e trabalhos especificamente direcionados à modalidade.

“Todos os projetos, todas as 14 oficinas que nós temos são de caráter educativo e socioeducativo. Não é voltado para competição, mas, como a gente tem a oportunidade, participa desses festivais”, explicou.

Para o coordenador, a dedicação dos adolescentes e o trabalho desenvolvido pela instrutora foram determinantes para os resultados conquistados em Ponta Grossa.

“Competimos com escolas de dança privadas, escolas que não são projetos sociais como nós. O nível de preparo e de estrutura que essas outras escolas têm é maior do que o nosso, mas, mesmo assim, a dedicação da instrutora Lorena Pacheco e das nossas adolescentes fez a diferença nesse festival”, destacou Rodrigues.

Dança como integração e transformação

Responsável pela Oficina de Dança do CEJU, Lorena Pacheco reforça que, apesar dos resultados conquistados, a proposta desenvolvida com os adolescentes vai além de troféus e colocações.

O trabalho busca utilizar a dança como instrumento de integração, convivência e bem-estar, proporcionando aos participantes experiências que contribuam para seu desenvolvimento.

Uma das integrantes do projeto, Thamirys Fernandes, destaca justamente o impacto que a atividade exerce fora dos palcos. Para a aluna e dançarina, a dança representa uma forma de expressão e permite demonstrar sentimentos e emoções, além de contribuir para seu crescimento pessoal.

Grupo é recebido na Prefeitura

Após o desempenho no Festival Magia da Dança, integrantes do CEJU e da Oficina de Dança participaram de um encontro na Prefeitura de Castro, onde apresentaram as conquistas obtidas em Ponta Grossa.

As adolescentes levaram os troféus conquistados e compartilharam a experiência vivida durante a competição. O encontro também serviu para destacar o trabalho realizado pelo projeto e a importância das atividades oferecidas aos jovens do município.

Durante a recepção, o prefeito ressaltou o papel de atividades como esporte, dança e cultura na saúde e na formação dos adolescentes. Ele também reafirmou o compromisso do município em apoiar iniciativas desenvolvidas nessas áreas.

“Pode ter certeza que nós vamos sempre estar apoiando todos os movimentos desta área, na escola, na dança, na cultura, naquilo que a gente puder fazer”, afirmou.

Com os 10 troféus conquistados em Ponta Grossa, o CEJU encerrou sua segunda participação no Magia da Dança com um salto expressivo em relação ao resultado de 2025 e, ao mesmo tempo, reforçou o caráter socioeducativo de um projeto que utiliza a dança como ferramenta de convivência, formação e expressão para adolescentes de Castro.

Participe do grupo no WhatsApp do PáginaUm News e receba as principais notícias dos campos gerais direto na palma da sua mão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.