Nova torre da TIM amplia conectividade para os visitantes no Parque Tecnológico Agroleite
Infraestrutura passa a oferecer cobertura 4G permanente no parque, beneficiando cooperados, expositores, visitantes e moradores da região
Da Assessoria
Castro – O Parque Tecnológico Agroleite passa a contar com cobertura de telefonia móvel 4G por meio de uma torre instalada de forma definitiva no local. A infraestrutura, inaugurada na sexta-feira, 31 de julho, representa um importante avanço para a infraestrutura de comunicação da região, beneficiando cooperados, visitantes, expositores e a comunidade do entorno.
A inauguração contou com a presença do presidente da Castrolanda, Willem Berend Bouwman, do gerente do Parque Tecnológico Agroleite, Gustavo Viganó, além de representantes da TIM Brasil, empresa responsável pela implantação da infraestrutura.
A nova torre atende uma demanda histórica da área, que até então não contava com sinal de telefonia móvel para o público. Com uma abrangência estimada de aproximadamente 15 quilômetros, favorecida pelo relevo plano da região, a rede é aberta ao público e proporciona mais segurança, comunicação e acesso à informação durante todo o ano.
A instalação foi viabilizada por intermédio do programa de incentivo do Governo do Estado do Paraná, que autoriza a utilização de créditos de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para investimentos estruturantes.
O gerente de Tecnologia e Informação da Castrolanda, Emerson Zanoti Rosa, explica que a iniciativa surgiu para solucionar um desafio antigo relacionado à conectividade do parque. “Tínhamos o desafio de garantir conectividade para o Parque Tecnológico Agroleite e seus visitantes. Em conjunto com a UniTI, o Governo do Estado e a Prefeitura, conseguimos viabilizar um modelo que atenderá o parque durante todo o ano. Essa torre representa um ganho importante para o Agroleite, para os produtores, para a comunidade e para toda a região”, destaca.
O diretor executivo da UniTI, Alfredo Kugeratski, ressalta que, das 23 cooperativas paranaenses que integram a entidade, a Castrolanda foi pioneira na implantação de uma torre pública de telefonia. “A Castrolanda trouxe o desafio de melhorar a conectividade, e essa parceria tornou possível o investimento no parque. Os visitantes também serão beneficiados, assim como toda a região”, afirma.
Para o presidente da Castrolanda, Willem Berend Bouwman, este é mais um projeto que fortalece o Parque Tecnológico Agroleite e facilita a comunicação entre as pessoas. “A Castrolanda também se preocupa com a comunidade onde está inserida, e essa torre beneficiará moradores e produtores rurais da região, ampliando as possibilidades de comunicação para todos que vivem e trabalham no entorno”.
“O Parque Tecnológico Agroleite incorpora cada vez mais ativos científicos, empresas e grandes equipamentos. Esse investimento fortalece a infraestrutura do parque e gera benefícios para toda a sociedade. Ter uma torre instalada aqui representa um avanço importante para quem utiliza esse espaço ao longo de todo o ano”, reforça o gerente do Parque Tecnológico Agroleite, Gustavo Viganó.
Segundo a TIM Brasil, a implantação da torre leva conectividade a uma região que se consolidou como um importante polo de tecnologia, inovação e disseminação de conhecimento para o agronegócio.
“Com esta entrega para a Castrolanda, a nova torre da TIM, além de apoiar as atividades da cooperativa, beneficiará cooperados, comunidades vizinhas e os milhares de visitantes recebidos anualmente durante o Agroleite. Como líder e pioneira em conectividade rural, com 29,6 milhões de hectares cobertos com 4G em todo o país, seguimos investindo para conectar pessoas, negócios e oportunidades, contribuindo para a evolução do agro brasileiro”, destaca Paulo Humberto Gouvea, Business Advisor da TIM Brasil.