Sakura Matsuri chega à 18ª edição neste fim de semana em Castro
Festival celebra a cultura japonesa com gastronomia, apresentações culturais, artesanato, encontro de cosplay e a tradicional florada das cerejeiras
Hurlan Jesus
Castro – A Associação Cultural e Esportiva de Castro (ACEC) promove neste sábado (1º) e domingo (2) a 18ª edição do Sakura Matsuri, um dos eventos mais tradicionais do calendário cultural dos Campos Gerais. A programação acontece das 10 às 17 horas, na sede da entidade, localizada na Rua Mário Bertolini, nº 215, no bairro Morada do Sol.
Inspirado na tradicional celebração japonesa da florada das cerejeiras, o festival reúne atrações para todas as idades e convida moradores e visitantes a vivenciarem aspectos da cultura oriental em um ambiente familiar.
Entre os destaques da programação estão a gastronomia típica japonesa, apresentações culturais, feira de artesanato, espaço com produtos geek, encontro de cosplay e atividades em um ambiente pet friendly.
Além das atrações culturais, um dos principais atrativos do evento é a contemplação das cerejeiras em flor, que transformam a sede da ACEC em um dos cenários mais visitados do município nesta época do ano.
Realizado anualmente, o Sakura Matsuri mantém viva a tradição da comunidade nipo-brasileira de Castro e reforça a importância da cultura japonesa na história e no desenvolvimento do município. O festival também movimenta o turismo local, atraindo visitantes de diversas cidades da região.
A programação acontece durante os dois dias de evento, das 10 às 17 horas.