Polícia Civil abre inquérito para investigar morte de cão em frente à UPA de Castro

Caso ocorreu na sexta-feira (24); imagens de câmeras e novos depoimentos devem integrar a investigação conduzida pela Delegacia de Castro.

Da Redação

Castro – A Polícia Civil do Paraná instaurou um inquérito para esclarecer as circunstâncias da morte de um cão de rua em frente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Castro. O episódio aconteceu no fim da tarde de sexta-feira (24) e envolveu um policial militar que estava de folga no momento da ocorrência.

As investigações estão sob responsabilidade da Delegacia de Polícia de Castro e buscam reunir todos os elementos necessários para esclarecer a dinâmica dos fatos. Entre as medidas previstas estão a coleta de novos depoimentos e a análise das imagens captadas pelas câmeras de monitoramento instaladas nas proximidades da unidade de saúde.

Conforme as informações levantadas pela Polícia Civil até o momento, o policial havia ido à UPA para buscar a filha, que realiza estágio no local. Ao se aproximar da entrada do prédio, teria sido cercado por três cães de grande porte que permaneciam na área externa do estabelecimento.

Os primeiros relatos colhidos indicam que o homem tentou afastar os animais sem recorrer imediatamente ao uso da arma de fogo. Entre as tentativas descritas estão o recuo, comandos verbais e a simulação de pegar objetos do chão para intimidar os cães. A versão apresentada é de que, encurralado contra a estrutura de vidro da recepção e diante da aproximação dos animais, ele efetuou um único disparo, que atingiu um dos cães. Mesmo após o episódio, o policial não conseguiu entrar na unidade.

Durante a apuração inicial, testemunhas e o próprio envolvido prestaram depoimento na delegacia. A Polícia Civil também informou que já havia registros sobre a presença frequente de cães na entrada da UPA. Entre os documentos analisados estão comunicações encaminhadas anteriormente solicitando providências para o controle dos animais, além de um boletim de ocorrência relacionado a um ataque envolvendo pacientes nas imediações da unidade.

 

 

Cachorro morreu após ser atingido por um disparo nas proximidades da UPA de Castro. Foto: Redes sociais

Com base nas informações disponíveis na fase inicial da investigação, a autoridade policial entendeu, em análise preliminar, que poderia haver a incidência da hipótese de estado de necessidade, prevista nos artigos 23 e 24 do Código Penal, por considerar que a conduta teria ocorrido diante de um risco imediato à integridade física do policial. Por esse motivo, a prisão em flagrante não foi ratificada. A avaliação, entretanto, não encerra o caso e será reexaminada ao longo do inquérito.

A Polícia Civil destaca que a instauração do procedimento tem justamente a finalidade de aprofundar a investigação. O conteúdo das gravações, novos depoimentos e outras diligências deverão subsidiar a conclusão sobre as circunstâncias da ocorrência e eventual responsabilização, caso sejam identificados elementos que justifiquem outras medidas.

Participe do grupo no WhatsApp do PáginaUm News e receba as principais notícias dos campos gerais direto na palma da sua mão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.