Alunos do Instituto Cristão Mackenzie revitalizam praça do Bom Pastor em Castro com ação de voluntariado
Estudantes de São Paulo, Brasília, Tocantins, Pernambuco e Castro participaram da iniciativa que recuperou o espaço público destinado ao lazer e à convivência da comunidade.
Emerson Teixeira*
Castro – A praça do bairro Bom Pastor, em Castro, ganhou uma nova aparência após passar por um trabalho de revitalização realizado nos últimos dias. A intervenção reuniu estudantes participantes da Expedição Teen, do Instituto Cristão Mackenzie, além de servidores municipais, em uma iniciativa voltada à recuperação do espaço utilizado por moradores para lazer e convivência.
Vindos de São Paulo, Brasília, Palmas (TO), Recife e também de Castro, os jovens participaram das atividades de pintura, limpeza e organização da praça. O grupo integra a Expedição Teen, projeto promovido anualmente pelo Instituto Cristão Mackenzie, que incentiva ações de voluntariado em diferentes comunidades.
Uma das participantes da iniciativa, Catharine Pelegrinelli, de São Paulo, destacou o contato com a população durante os trabalhos e a experiência vivida no município. “Sou de São Paulo, e estivemos aqui hoje e ontem trabalhando pra restaurar essa praça. Foi uma experiência, assim, muito impactante na vida, de poder ver crianças vindo, se ajuntando a nós pra querer trabalhar junto, querendo reformar… E, logo após, a gente foi fazer visitações também em outros lugares aqui da região e vendo que nós podemos servir ao Senhor com todo o corpo, né? Com as costas agachando, com os pincéis, com as mãos na hora da pintura, até mesmo varrendo… Tô muito feliz de estar aqui, de poder ver como é que ficou, é muito gratificante!”, afirmou.
A diretora do Instituto Cristão Mackenzie, Monica Jasper, explicou que a ação faz parte da programação da Expedição Teen, realizada todos os anos pela instituição e que, nesta edição, reuniu estudantes de diferentes regiões do país. “A gente está esse ano colaborando um pouquinho aqui. Nós estamos recebendo o evento que é a Expedição Teen, que acontece todos os anos no Mackenzie. E hoje nós temos alunos aí de Palmas, Recife, Brasília, São Paulo e aqui do Colégio de Castro também colaborando um pouquinho.”

O secretário municipal de Governo, Ricardo Cardoso Filho, ressaltou que a revitalização foi desenvolvida por meio de uma parceria entre o município, o Instituto Cristão Mackenzie e o Departamento de Serviços. “Nós inauguramos a revitalização da Praça do Bom Pastor. Uma praça que foi inaugurada na gestão passada, do Prefeito Reinaldo Cardoso, e agora recebe uma parceria do Instituto Cristão Mackenzie e da Prefeitura Municipal de Castro, através da Secretaria de Governo e Departamento de Serviços. Uma parceria muito importante que realmente leva qualidade de vida pra quem mais precisa, que é pra nossa população. Nós estamos muito feliz no dia de hoje.”

Durante a entrega do espaço revitalizado, o prefeito Reinaldo Cardoso lembrou que a praça foi construída durante sua gestão anterior e destacou a importância da participação de instituições e da comunidade em ações voltadas aos espaços públicos. “Uma satisfação enorme que na minha gestão passada que eu fiz essa praça, fiz o asfalto, fiz a pavimentação que era um compromisso nosso, que eles esperavam fazer há mais de 10 anos… E agora estamos fazendo essa revitalização. Sabe que é uma coisa muito importante, e o melhor é com a parceria com a comunidade. Sim, com a parceria com o Instituto Cristão Mackenzie… Sabe, com os alunos. O envolvimento da sociedade, das instituições é fundamental para que a gente continue com essa administração participativa, com a ajuda de todos em benefício de todos.”
Representando a Capelania da Educação Básica do Instituto Cristão Mackenzie, Isaac Yuri Zapata Correa manifestou o desejo de continuidade da parceria com o município. “No amor de Deus, em Cristo Jesus, é um prazer dar um abraço nessa cidade. Espero que essa parceria aconteça por muitos e muitos anos pra gente servir e servir com carinho o pessoal que mora aqui em Castro.”