Eleição define nova composição do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Piraí do Sul

A reunião teve como principal objetivo recompor as vagas destinadas à sociedade civil, garantindo a continuidade das atividades do Conselho e fortalecendo a participação da comunidade na construção das políticas públicas voltadas ao setor cultural do município

Da Assessoria

Piraí do Sul –

A Prefeitura de Piraí do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, realizou na manhã da última terça-feira (17), na Casa da Cultura, a Assembleia Geral para a recomposição do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC).

A reunião teve como principal objetivo recompor as vagas destinadas à sociedade civil, garantindo a continuidade das atividades do Conselho e fortalecendo a participação da comunidade na construção das políticas públicas voltadas ao setor cultural do município.

Durante o encontro, os participantes receberam orientações sobre o funcionamento do Conselho, as atribuições dos conselheiros, a gestão do Fundo Municipal de Cultura e a importância do órgão no acompanhamento, fiscalização e deliberação das ações culturais desenvolvidas em Piraí do Sul.

Também foram debatidas ações para fortalecer o Sistema Municipal de Cultura e ampliar o envolvimento da população na próxima Conferência Municipal de Políticas Culturais, prevista para novembro de 2026. Os representantes eleitos exercerão mandato até a realização da conferência, quando ocorrerá uma nova recomposição do colegiado.

A assembleia reuniu representantes de diversos segmentos culturais do município, evidenciando a diversidade das manifestações presentes em Piraí do Sul, como música, dança, artesanato, fanfarra, grafite, cultura quilombola, feiras de sementes crioulas, projetos escolares e iniciativas comunitárias que contribuem para a valorização da identidade cultural local.

Ao final da reunião, foi definida a nova composição do Conselho Municipal de Políticas Culturais, com representantes do poder público e da sociedade civil, reforçando o compromisso com a gestão participativa e o fortalecimento das políticas públicas de cultura no município.

Confira a composição do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC):

Representantes Governamentais

Secretaria Municipal de Administração

* Titular: Maria das Graças Vargas

* Suplente: Celso Luis Morais de Lima

Secretaria Municipal de Assistência Social

* Titular: Maria Lúcia da Silva Godoi

* Suplente: Sandra Mara dos Santos Lima

Secretaria Municipal de Educação e Cultura

* Titular: Antônio Rogério dos Santos

* Suplente: Carina Dalcol Leite

Secretaria Municipal de Agropecuária e Abastecimento

* Titular: Cleidenir Borges

* Suplente: Doriano Ricardo Carneiro

Secretaria Municipal de Esporte e Turismo

* Titular: Sharllene Aparecida Kosiba Napoleão

* Suplente: Marli de Lara

Representantes da Sociedade Civil

Artesanato

* Titular: Zeliane de Mello

* Suplente: Lindamara de Oliveira

Dança

* Titular: Iara Moreira Lima

* Suplente: Marcelo Jandelle

Tradição e Memória Cultural – Família Xavier

* Titular: Ana Maria Oliveira Cruz

* Suplente: Vanilda de Lourdes Prestes

Música

* Titular: Danilo Martins

* Suplente: Marcelo Alves de Souza

Patrimônio Imaterial

* Titular: Maria Antônia Staron

* Suplente: Gesmeri da Silva Kosiba

Participe do grupo no WhatsApp do PáginaUm News e receba as principais notícias dos campos gerais direto na palma da sua mão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.