Despejo de esterco no Rio São João interrompe tratamento de água e coloca abastecimento de Carambeí em alerta
Abastecimento depende dos reservatórios e população é orientada a economizar água.
Da Redação
Carambeí – Os moradores de Carambeí podem enfrentar oscilações no abastecimento de água após a paralisação temporária do sistema de tratamento que utiliza o Rio São João como manancial de captação. A suspensão foi informada pela Sanepar nesta sexta-feira (5) e ocorreu em razão do despejo de esterco no rio.
Segundo a companhia, as condições da água captada no manancial não permitem, neste momento, a continuidade segura do tratamento. Por isso, a operação foi interrompida até que a qualidade da água seja restabelecida e os parâmetros necessários para o processo voltem à normalidade.
Enquanto o sistema permanece paralisado, o abastecimento de Carambeí está sendo mantido exclusivamente com a água armazenada nos reservatórios. A Sanepar alerta que o consumo acima do normal pode acelerar o esvaziamento dessas estruturas e provocar interrupções no fornecimento.
A orientação é para que a população utilize a água apenas para atividades essenciais, evitando desperdícios até que a situação seja normalizada. Imóveis que não possuem caixa-d’água podem ser os primeiros a sentir os impactos de uma eventual redução no abastecimento.
De acordo com a companhia, equipes técnicas monitoram continuamente as condições do Rio São João e acompanham a evolução do caso para permitir a retomada do tratamento o mais breve possível.
A Sanepar também reforça a recomendação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para que todos os imóveis possuam reservatório domiciliar com capacidade para atender o consumo por pelo menos 24 horas. O volume mínimo recomendado é de 500 litros de água.
Até o momento, não há previsão oficial para a retomada integral do sistema. A normalização dependerá da recuperação das condições adequadas da água captada no Rio São João, responsável pelo abastecimento do município de Carambeí.