Canil Municipal realiza avaliações para castração gratuita
Serviço é voltado a tutores de baixa renda comprovada e animais em situação de rua; agendamento pode ser feito pelo (42) 2122-5322
Da Assessoria
Castro – O Canil Municipal de Castro está realizando avaliações clínicas dos animais cadastrados no programa de castração gratuita, voltado a tutores de baixa renda e animais em situação de rua.
De acordo com Maria Luiza Kava, responsável pelo administrativo do canil, o processo começa com o contato do tutor para agendamento. “A pessoa entra em contato com a gente, a gente faz o cadastro dela, fica na fila de espera com os demais cadastros, a gente agenda a data da avaliação e encaminha para essa pessoa”, explicou.
No dia agendado, o tutor leva o animal ao canil, onde a veterinária realiza uma avaliação completa antes de encaminhá-lo para castração em uma das três clínicas credenciadas pelo município. “A gente avalia o estado geral do animal: mucosas, peso, secreções, porque existem casos em que o animal precisa de outro procedimento antes da castração”, detalhou Beatriz Rodrigues, veterinária do canil municipal.
Para ter direito ao serviço gratuito, o tutor precisa comprovar baixa renda por meio da folha resumo do Cadastro Único atualizada, vinculada a algum benefício social ativo, como Bolsa Família ou tarifa social de água ou luz.
Adoção
O canil também chama atenção para a superlotação atual. São mais de 60 animais abrigados, todos vacinados, castrados e com saúde em dia, à espera de um lar. “A adoção responsável é um ato de amor que você faz com o bichinho”, destacou Maria Luiza.
Como acessar o serviço
Quem tiver interesse em adotar ou cadastrar o animal para castração gratuita pode entrar em contato pelo telefone (42) 2122-5322. O canil está localizado na Rua Oscar Marfurt, Travessa Orlando de Jesus Santana (atrás da Chácara Flugel, no final da rua) e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h, exceto feriados.
Confira também
Câmara aprova criação do Procon Municipal em Castro durante sessão desta segunda