Castro conquista 2º lugar no Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora com projeto de valorização territorial
Município se destacou na categoria Turismo & Identidade Territorial com a marca “Castro: Apaixone-se por esta Terra”, ficando atrás apenas de Curitiba
Da Assessoria
Castro – Castro alcançou destaque estadual ao conquistar o 2º lugar na categoria Turismo & Identidade Territorial do XIII Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE), uma das principais iniciativas de reconhecimento às boas práticas de gestão pública no Brasil. O primeiro lugar na categoria ficou com a capital Curitiba.
Com o projeto “Castro> Apaixone-se por esta Terra”, o Município evidenciou ações estratégicas voltadas à valorização da identidade local, ao fortalecimento do turismo e ao estímulo ao desenvolvimento econômico por meio do empreendedorismo.
A cerimônia de premiação foi realizada nessa quarta-feira (22), em Curitiba, reunindo representantes de diversas cidades paranaenses. Ao todo, 25 municípios chegaram à etapa final, entre 157 prefeituras inscritas, com 202 projetos submetidos.
A marca “Castro: Apaixone-se por esta Terra” é uma grife de place branding e também um selo de certificação que promove o turismo, o agronegócio e o comércio local. A iniciativa chancela mais de 50 produtos artesanais, gastronômicos e turísticos desenvolvidos por empreendedores do município, reforçando a identidade e o orgulho local.
Criada em parceria entre a Associação Comercial e Empresarial de Castro (Acecastro) e o Sindicato do Comércio Varejista de Castro e Região (Secom-PR), a marca foi posteriormente incorporada pela Prefeitura de Castro por meio de um termo de cooperação técnica, ampliando seu alcance institucional e promocional.
Na prática, a iniciativa está presente em diversas frentes. Produtos certificados como canecas, squeezes, chaveiros e camisetas levam a identidade visual da marca, além de itens de artesanato e gastronomia selecionados com curadoria do Sebrae e parceiros. Os produtos são comercializados em estandes oficiais do município durante eventos estratégicos, como o Agroleite, e a marca também é utilizada em ações de promoção turística e em pontos de visitação, reforçando o posicionamento de Castro como Capital Nacional do Leite.
O prefeito Reinaldo Cardoso destacou a importância do reconhecimento estadual e o impacto das políticas públicas voltadas ao setor. “Esse resultado mostra que Castro está no caminho certo, investindo em iniciativas que valorizam nossa identidade e impulsionam o desenvolvimento. É um trabalho coletivo, que envolve planejamento, dedicação e compromisso com a nossa população para que Castro se consolide como polo regional de desenvolvimento”, afirmou.
O secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Kasciano Morais, também celebrou a conquista e reforçou o papel do turismo como vetor econômico. “Esse prêmio reforça que estamos estruturando o turismo de forma estratégica, conectando nossas potencialidades com oportunidades reais de crescimento. A marca representa esse movimento de valorização e pertencimento”, disse.
Durante a premiação, o prefeito recebeu a placa de reconhecimento que posiciona Castro como uma Prefeitura Empreendedora. Na ocasião, ele esteve ao lado do vice-governador do Paraná, Darci Piana. “A conquista reforça o protagonismo de Castro no cenário estadual e evidencia o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento sustentável, a valorização cultural e o fortalecimento dos pequenos negócios”, acrescentou o prefeito.
Confira também:


