Comunidades vivem Carnaval de oração e encontro na Diocese

Programações reúnem milhares de fiéis e continuam nesta segunda e terça-feira

0 14

Da Assessoria

Paraná – No meio do feriado, enquanto a segunda-feira de Carnaval avança, comunidades da Diocese de Ponta Grossa seguem reunidas em oração, convivência e celebração. Parte da programação já aconteceu; outras atividades continuam mobilizando jovens, famílias e movimentos.

Nos primeiros dias de Carnaval, o clima foi de encontro e entusiasmo. Na Paróquia Santo Antônio, em Ponta Grossa, o primeiro Carnaval Cristão da comunidade superou as expectativas. Segundo o pároco, padre Álvaro Luiz Martins Nortok, a tarde reuniu diferentes expressões de alegria. “Tivemos a presença do Grupo de Jovens Amizade e a alegria de receber jovens de outras comunidades da Diocese. Teve pastel, exposição de carros antigos, banda ao vivo animando a tarde, celebramos a Santa Missa com bênção especial para os jovens e uma linda adoração que tocou os corações”, destacou. À noite, o DJ Maurício Cury conduziu o momento de louvor e animação. A estimativa é de que mais de mil pessoas tenham passado pelo evento ao longo do dia.
Também em Ponta Grossa, o retiro Livre Soul, promovido pela Comunidade Copiosa Redenção, chegou à sua 16ª edição e reuniu centenas de participantes na chácara de Uvaia. O promotor vocacional da Copiosa Redenção, padre Vinícius Sotocorno, explica que o retiro, realizado de 13 a 15 de fevereiro, teve como tema “Nos braços de um Deus de Amor”. “Foram dias intensos de oração, pregação e convivência. Tivemos cerca de 260 participantes, além de aproximadamente 80 pessoas na equipe de serviço”, afirmou.
Entre os pregadores do Livre Soul estiveram padres, irmãos e irmãs da Copiosa Redenção, além de leigos consagrados que colaboraram na organização. Um dos destaques foi o lançamento da música “Fornalha de Amor”, apresentada durante o retiro e que embalou os momentos de oração.
Em diversas paróquias da Diocese, o fim de semana também foi marcado por retiros e encontros de Carnaval voltados para jovens e casais, fortalecendo a vivência comunitária e a espiritualidade familiar. As iniciativas confirmam que o Carnaval pode ser vivido como tempo de encontro, amizade e renovação da fé.
Entre as programações que seguem nesta segunda-feira (16) está o retiro Alegra-te 2026, em Telêmaco Borba, que continua reunindo participantes em momentos de pregação, oração e Santa Missa. A programação de hoje inclui reflexões sobre os dons e carismas, os frutos do Espírito Santo e o envio missionário, encerrando o dia com a celebração da Santa Missa.
Para o bispo diocesano, Dom Bruno Elizeu Versari, o Carnaval pode ser vivido com equilíbrio e consciência cristã. “Pode se alegrar, celebrar, se divertir, tudo isso é saudável e bonito, mas não esquecer que é cristão também quando está brincando o carnaval”, recordou.
A programação segue nesta segunda-feira (16) e também na terça (17), reunindo jovens e famílias em diferentes cidades.
Ainda dá tempo de participar
Ponta Grossa
Vigília de Carnaval – Grupo Jovem NPM
Da noite de 16 para 17 de fevereiro
Início às 20h
Paróquia Nossa Senhora Medianeira
Saron – Renovação Carismática Católica (RCC)
17 de fevereiro
Lual de Carnaval – Grupo de Jovens Coroa de Espinhos
17 de fevereiro
Irati
JOAN Mãe de Deus
Até 17 de fevereiro
Teixeira Soares
3º Acamp’s – Paróquia São João Paulo II
Até 17 de fevereiro
Capela Nossa Senhora do Rosário – Colônia Guaraúna

Participe da comunidade no WhatsApp do PáginaUm News e receba as principais notícias dos campos gerais direto na palma da sua mão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.