Programa Troca Verde retoma atividades em Carambeí e amplia atendimento para 21 pontos em 2026

Iniciativa da Prefeitura começa nova programação no dia 12, amplia atendimento a bairros e deve beneficiar até 360 famílias por mês

0 19

Por Emerson Teixeira

Carambeí – A Prefeitura de Carambeí retoma, a partir da próxima quinta-feira (12), a programação 2026 do Programa Troca Verde, uma das principais ações de sustentabilidade e segurança alimentar do município. A iniciativa garante a troca de materiais recicláveis por alimentos e chega ao novo ano com ampliação de pontos de atendimento, passando a operar em 21 locais diferentes. Todas as datas e locais já estão disponíveis nas redes sociais oficiais do município.

Conduzido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o programa passa a contar com três novos pontos, criados para atender a uma demanda crescente da população. As novas localidades são o bairro Cidade Nova (AFCB), a Campina do Jotuva, em Catanduvas, e o São João, com ponto instalado na igreja católica da comunidade.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Paulo Valenga, a ampliação permite alcançar mais famílias e melhorar a distribuição do serviço. “Vamos atingir o número de 21 lugares para realizar a troca de materiais recicláveis por alimentos. Isso significa que novas famílias poderão aderir ao programa Troca Verde”, afirmou.

Ampliação

De acordo com Valenga, a expansão exigiu também ajustes na logística do programa. “Hoje temos 21 pontos. Foram criados mais três pontos para atender melhor as pessoas”, explicou. Com isso, a Prefeitura ampliou o número de dias de troca ao longo do mês. “Essa troca se fazia em dois dias, mas para a prefeitura poder aumentar mais três pontos, nós tivemos que colocar mais um dia durante o mês, para poder fazer um serviço de qualidade”, destacou.
O secretário também ressaltou que o programa vai além da entrega de alimentos. “Com mais tempo, fazemos educação ambiental também, falando para o pessoal”, disse, ao enfatizar o caráter educativo da iniciativa.

Resultados em 2025

Os números do ano passado reforçam a importância do Troca Verde para o município. Em 2025, o programa atendeu, em média, 300 famílias por mês, com a distribuição de cerca de 3 toneladas de alimentos mensais. No mesmo período, foram recolhidas quase 11 toneladas de materiais recicláveis por mês, contribuindo diretamente para a preservação ambiental e a redução de resíduos.

Para 2026, a expectativa é de crescimento. “Esse programa só tem a aumentar em números de famílias participantes. Eu acredito que esse ano ele aumenta, vai atender uma média de 350, 360 famílias ao mês”, projetou Valenga. Segundo ele, também deve haver aumento na quantidade de alimentos distribuídos. “Hoje está na faixa de três toneladas, mas vai passar dos quatro mil quilos, e isso vai aumentar”, completou.

Projeção

A Secretaria de Meio Ambiente já estuda novas ampliações para 2027. Bairros como Campinho Pequeno e Jardim das Nações estão entre os que reivindicam a implantação de novos pontos. “São bairros novos, que ainda não têm ponto, e a população pede”, afirmou o secretário.

A projeção é que, nos próximos anos, o programa ganhe ainda mais fôlego. “De repente, no ano de 2027, terá uma semana só para o Troca Verde. Hoje já estamos com três dias no mês, e isso vai aumentar”, concluiu.

 

Participe da comunidade no WhatsApp do PáginaUm News e receba as principais notícias dos campos gerais direto na palma da sua mão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.