Prefeitura de Castro homologa inscrições de concurso com quase 6 mil candidatos; provas serão em 18 de janeiro
Exame será aplicado em 11 locais no município; provas ocorrem em dois turnos e candidatos devem consultar local pelo site do Instituto UniFil
Emerson Teixeira
A Prefeitura de Castro publicou no Diário Oficial desta quinta-feira (8) o Edital de Homologação das Inscrições do Concurso Público 001/2025, que registrou 5.958 candidatos inscritos. As provas objetivas serão realizadas no dia 18 de janeiro de 2026, em 11 locais de prova distribuídos pelo município.
As provas serão aplicadas em dois períodos. No turno da manhã, com duração de três horas, realizarão a prova os candidatos aos cargos de Auxiliar de Limpeza – Urbana, Auxiliar de Obras – Urbana, Abapan e Socavão, Advogado da Assistência Social, Orientador Social, Pedagogo da Assistência Social e Técnico em Recursos Humanos. Os portões serão abertos às 8h e fechados às 8h45, com início da prova às 9h, no horário oficial de Brasília.
No período da tarde, também com duração de três horas, farão a prova os inscritos para os cargos de Auxiliar de Biblioteca e Arquivo Documental, Assistente Social, Motorista – Urbano, Abapan e Socavão, categorias B, C e D, e Técnico Cultural. Neste turno, os portões abrem às 13h, fecham às 13h45 e a prova tem início às 14h.
Os candidatos devem acessar o site www.institutounifil.com.br, na aba “Concursos em Andamento”, página específica da Prefeitura Municipal de Castro, e entrar na “Área Restrita do Candidato” para imprimir o Cartão de Informação do Local de Prova. O acesso é feito com o número de inscrição e a senha cadastrada. No primeiro acesso, é necessário criar senha utilizando um e-mail válido. O cartão contém informações como nome da escola, endereço e número da sala. O documento não precisa ser apresentado no dia da prova e só pode ser visualizado em computador ou na versão desktop do celular.
Para a realização da prova, é obrigatória a apresentação de documento oficial original com foto. São aceitos documentos de identidade expedidos por órgãos oficiais, carteiras funcionais reconhecidas por lei federal, Carteira de Trabalho e Previdência Social, Carteira Nacional de Habilitação com foto, nos termos do Código de Trânsito Brasileiro, e a Carteira de Identidade Nacional (CIN). Em caso de perda ou roubo, o candidato deverá apresentar Boletim de Ocorrência emitido nos últimos 30 dias, que será retido pela coordenação. Não serão aceitos documentos digitais, protocolos ou outros não previstos no edital.
A organização orienta que os candidatos cheguem com antecedência mínima de 45 minutos antes do fechamento dos portões, munidos de caneta esferográfica azul ou preta de corpo transparente e do documento original com foto. O Instituto UniFil também recomenda que não sejam levados equipamentos eletrônicos ou objetos não permitidos, sob pena de eliminação.
Não será permitida, em hipótese alguma, a entrada após o fechamento dos portões, a realização da prova sem documento oficial ou em local diferente do indicado no cartão. A entrada de acompanhantes também é proibida, exceto no caso de lactantes. Conforme a Lei nº 10.014/1992, é proibido fumar nas dependências das escolas, inclusive nos pátios, assim como o uso de celulares ou aparelhos de comunicação a partir da entrada no local de prova.
Não haverá segunda chamada para a realização das provas nem tolerância quanto ao horário de fechamento dos portões. A organização recomenda que os candidatos levem garrafa de água transparente e sem rótulo e, em caso de sintomas gripais, façam uso de máscara facial dentro da sala. Também não serão permitidas aglomerações nos pátios.
Em caso de dúvidas, os candidatos podem entrar em contato com o Instituto UniFil pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones (43) 3375-7313 e 3375-7353, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h.