Homem é preso por apologia ao nazismo e ameaças de atentado, após investigação da PCPR

Suspeito de 40 anos, servidor de instituição federal de ensino em Irati, já havia sido condenado por conduta semelhante no Rio Grande do Sul

0 29

Da Redação

Irati – A Polícia Civil do Paraná (PCPR) cumpriu, com apoio do Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial (Tigre), mandado de prisão preventiva contra um homem de 40 anos suspeito de praticar apologia ao nazismo, veicular símbolos nazistas e fazer ameaças de atentado nas redes sociais. A prisão ocorreu na região central de Curitiba.

A investigação foi conduzida pela 41ª Delegacia Regional de Polícia Civil (DRPC) de Irati e teve início após denúncias anônimas informarem que o investigado, servidor público vinculado a uma instituição federal de ensino do município, realizava publicações de cunho nazista em perfis do Instagram e em aplicativos de mensagens. Nas postagens, ele utilizava a cruz suástica e expressões de saudação nazista, além de divulgar mensagens de ameaça, entre elas a frase “Vem muita desgraça e morte para todos hahaha”.

Consultas aos sistemas policiais e judiciais apontaram que o suspeito é reincidente nesse tipo de conduta. Ele possui condenação recente proferida pela 1ª Vara Federal de Rio Grande (RS) por fatos semelhantes aos apurados agora pela PCPR.

Diante da gravidade das publicações e da reiteração criminosa, a autoridade policial representou pela prisão preventiva. Durante as diligências, os investigadores identificaram que o alvo se encontrava na capital paranaense. Com apoio do Tigre, ele foi localizado e detido no centro de Curitiba.

O preso foi encaminhado à Cadeia Pública de Curitiba, onde permanece à disposição da Justiça.

A Polícia Civil reforçou, em nota, o compromisso no enfrentamento a crimes de ódio e intolerância e informou que denúncias podem ser feitas de forma anônima pelos números 197 (Polícia Civil) e 181 (Disque-Denúncia).

Participe da comunidade no WhatsApp do PáginaUm News e receba as principais notícias dos campos gerais direto na palma da sua mão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.