Primeira segunda-feira de verão em Castro terá sol entre nuvens e sensação de abafamento
Estação começou oficialmente neste domingo e mantém calor, alta umidade e possibilidade de chuvas irregulares no interior do Paraná
Emerson Teixeira
Castro – A primeira segunda-feira (22) do verão em Castro será marcada por sol com muitas nuvens ao longo do dia e períodos de céu nublado, com noite também de muita nebulosidade. Apesar do tempo instável visualmente, não há previsão de chuva para o município.
As temperaturas devem variar entre 17°C e 28°C, com umidade relativa do ar oscilando entre 53% e 100%, o que contribui para a sensação de abafamento. Os ventos sopram de NNE (norte-nordeste) a 7 km/h. O volume de chuva previsto é de 0,0 mm, com 0% de probabilidade. O sol nasceu às 5h27min40s e se põe às 19h08min31s.
Estação quente
O verão começou oficialmente neste domingo (21), às 12h03, com a ocorrência do solstício de verão, que marca, no Hemisfério Sul, o início da estação mais quente do ano. No Paraná, a chegada do verão foi acompanhada por forte sensação térmica elevada, temperaturas altas e chuvas em municípios do interior, especialmente nas regiões oeste e sudoeste.
Em Foz do Iguaçu, por exemplo, foi registrada chuva intensa no final da tarde de domingo. Já durante a madrugada desta segunda-feira, houve redução das instabilidades, com chuviscos pontuais em diversas regiões do estado. A nebulosidade se manteve mais presente nas faixas norte e noroeste.
Sem mudanças significativas no padrão atmosférico, o conteúdo de umidade permanece elevado em todo o Paraná. Associado a temperaturas próximas dos 20°C, o cenário mantém o desconforto térmico e a sensação de abafamento. Ao longo do dia, as chuvas voltam a atingir o interior do estado de forma irregular, característica comum do início do verão.