A Trajetória de uma conquista: Livro de Gleidson Greinert revela os bastidores da emancipação

O livro, que nasceu como um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na faculdade Secal, em 2024, é o resultado de cerca de um ano de pesquisa intensa.

0 16

NEY HERMANN

O jornalista e pesquisador Gleidson Carlos Greitner acaba de lançar o livro “Trajetória da Emancipação de Carambeí”. Uma obra que se propõe a ser o único e definitivo documento sobre o complexo processo que culminou na autonomia do município, em 13 de dezembro de 1995.

O livro, que nasceu como um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na faculdade Secal, em 2024, é o resultado de cerca de um ano de pesquisa intensa. Gleidson Greitner se dedicou a costurar a história política de Carambeí, até então fragmentada, através de uma minuciosa coleta de recortes de jornais e, sobretudo, de entrevistas com fontes primárias, que participaram ativamente do movimento emancipacionista.

Trata-se de uma história que começa na década de 80, quando o desejo de autonomia se tornou mais forte entre os moradores de Carambeí. Eles estavam descontentes com a Prefeitura de Castro, pois a comunidade simplesmente não recebia os investimentos do poder público, forçando a Cooperativa Batavo (que hoje se chama Frísia) a assumir a execução de serviços essenciais, como a manutenção de estradas, por exemplo.

O processo de luta pela autonomia não foi linear. O autor do livro identifica pelo menos três grupos que tentaram a emancipação de Carambeí. O primeiro, ligado aos holandeses e à Cooperativa Batavo, articulou-se com o deputado estadual Edmar Luiz Costa, de Ponta Grossa, muito respeitado em todo o Paraná. Contudo, a ideia não avançou por dois motivos: a morte precoce do deputado e a reação de Castro, que tentou contornar os problemas existentes com o fortalecimento da subprefeitura.

Aliás, o livro de Gleidson Greitner revela que a emancipação de Carambeí está intrinsecamente ligada à história política de Castro, marcada pelo embate entre famílias tradicionais, como Cardoso e Menarim. Os políticos castrenses temiam que a separação não trouxesse a prosperidade que Carambeí desejava, além de prejudicar Castro por muitos anos, até que o município mais antigo dos Campos Gerais conseguisse reequilibrar as finanças, pois a emancipação do distrito de Carambeí reduziria a arrecadação de Castro em 40%!

80

Trata-se de uma história que começa na década de 80, quando o desejo de autonomia se tornou mais forte entre os moradores de Carambeí

Mesmo assim, o processo ganhou novo fôlego no início dos anos 90, com a entrada em cena de figuras políticas de peso. O deputado Aníbal Khury, conhecido por ter alterado a geografia do Paraná ao criar cerca de 80 municípios, assumiu a relatoria do projeto, com o apoio de várias lideranças de Carambeí. Faltava, no entanto, um articulador político que transformasse aquele apoio em votos para Aníbal Khury nas eleições de 1994.

Ciente da movimentação do Presidente da ALEP, o município de Castro teve uma reação rápida e enérgica. A Câmara Municipal ingressou na Justiça e conseguiu atrasar todo o processo. “Hoje pode não parecer, mas a emancipação foi um embate direto contra a vontade dos castrenses (que não queriam abrir mão da arrecadação industrial de Carambeí) e os moradores do distrito, que lutavam por autonomia plena”, destaca Gleidson.

O ponto de virada, segundo o livro, foi a articulação de Aníbal Khury com Alci Pedroso de Oliveira, na época vereador de Castro. Khury buscava uma liderança local que garantisse o retorno político necessário para justificar seu empenho. Em uma entrevista exclusiva, concedida à Gleidson Greitner antes de seu falecimento, Alci Pedroso revelou a proposta do deputado: “O Aníbal disse que precisava de 300 votos em Carambeí para assinar a emancipação. Eu trabalhei duro e entreguei não 300, mas 800 votos para o deputado”, disse Pedroso. Depois da eleição, Aníbal Khury, conhecido por sua lealdade, falou para o então

Mas é importante destacar também o apoio do prefeito de Castro naquela época, Rivadávia Menarim, amigo pessoal de Aníbal Khury. Rivadávia, sabendo que não concorreria mais à Prefeitura, trabalhou em conjunto com Khury e Pedroso para que o processo seguisse na Assembleia Legislativa, culminando na aprovação do plebiscito e, finalmente, na lei de emancipação, promulgada em 13 de dezembro de 1995.

Espero que este livro seja, sobretudo, uma referência para que possamos estudar a história de Carambeí, principalmente dentro das escolas, porque este é o único registro da história da emancipação de nossa cidade

Gleidson Carlos Greitner

Um dos aspectos mais notáveis da obra “Trajetória da Emancipação de Carambeí” é a demonstração da força política que Aníbal Khury possuía. Com certeza, o deputado estadual mais influente da história da ALEP. O livro detalha que, graças à sua influência, Carambeí não apenas se desmembrou de Castro, mas também anexou áreas pertencentes a Ponta Grossa, como o Boqueirão e a região de Catanduvas (no Alagados), garantindo ao novo município verbas do ICMS Ecológico, um valor considerável para o seu desenvolvimento.

O livro de 80 páginas, uma publicação independente, é composto por perfis, documentos e fotos históricas, e será lançado nas comemorações do aniversário de Carambeí. “Espero que este livro seja, sobretudo, uma referência para que possamos estudar a história de Carambeí, principalmente dentro das escolas, porque este é o único registro da história da emancipação de nossa cidade”, afirma Gleidson Greitner.

A obra é um convite a revisitar a história, compreendendo que a emancipação não foi um evento isolado, mas sim o resultado de uma complexa teia de interesses, descontentamentos e, acima de tudo, da astúcia política de lideranças que lutaram pela autonomia de Carambeí. O lançamento é um marco nas celebrações dos 30 anos, garantindo que as futuras gerações tenham acesso ao registro fiel de sua fundação política.vereador: “Agora eu vou fazer você se tornar o primeiro prefeito de Carambeí!” Dito e feito. Em 1996, Alci Pedroso venceu as eleições municipais.

Participe da comunidade no WhatsApp do PáginaUm News e receba as principais notícias dos campos gerais direto na palma da sua mão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.