VÍDEO – Gilson Proença deixa presidência do Comtur para viagem internacional e destaca projetos implantados
Sandro Adriano Carrilho
Castro – O presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Gilson “Kiko” Proença, anunciou na terça-feira (9) que deixará o cargo temporariamente devido a uma viagem internacional de longa duração. Segundo ele, a ausência será superior a seis meses, o que inviabiliza a continuidade no cargo durante esse período. O vice-presidente, Guilherme Proença, assumirá o comando do conselho até seu retorno, previsto para 2 de junho de 2026.
Kiko assumiu a presidência no início do ano, após convite do prefeito Dr. Reinaldo Cardoso. Com 37 anos de experiência no setor e passagens por mais de 85 países, ele afirma que sua trajetória profissional motivou a escolha. “Dr. Reinaldo viu em mim uma contribuição importante para o turismo da cidade”, afirmou.
A viagem, segundo o dirigente, já estava planejada há 18 meses. Para garantir continuidade ao trabalho, ele convidou seu próprio filho para a vice-presidência do Comtur. “Mesmo à distância poderei ajudar no que ele precisar. Ele é bacharel em Turismo, tem empresa no setor e especialização na Itália. Está bem preparado”, destacou. Para Kiko, a renovação de lideranças é parte natural da vida pública e profissional.
Durante o período em que esteve no comando, o Comtur realizou 12 reuniões — uma por mês — e aprovou diversos projetos que, segundo ele, terão grande impacto no turismo de Castro. “A população vai se surpreender e se encantar com os projetos”, disse.
Kiko afirma ter procurado ouvir todas as ideias e que encontrou apoio de diferentes secretarias municipais. O agora ex-presidente agradeceu nominalmente a Dr. Reinaldo Cardoso, os secretários Ricardo Cardoso Filho, Marioli Simão, Kasciano Moraes, Cristiano Meira, Rodrigo Moraes Silva, Petterson Kremer e Kirchof.

Entre os projetos em andamento ou já aprovados pelo Comtur, de acordo com Kiko, estão:
-Implantação de um labirinto verde no Parque Lacustre, inspirado na mitologia grega, com uma escultura central;
-Criação de um roteiro digital no centro histórico, transformando o local em uma “sala de aula a céu aberto”, acessível por câmera do celular;
-Demarcação visual do centro histórico com pinturas em postes;
-Instalação da Fonte das Águas Dançantes Zuramyl Botogoski Proença;
-Criação de estruturas no Parque Lacustre 2 para um grande evento multicultural voltado às etnias;
-Aquisição de uma van para apoiar a participação da Secretaria de Turismo em feiras e eventos;
-Planejamento de um teleférico ligando o Lago 1 ao Morro do Cristo e ao Lago 2;
-Elaboração de um mapa histórico de Castro de 1848;
-Apoio a iniciativas esportivas;
-Criação da Festa do Doce de Leite.
Kiko destacou ainda a importância de fortalecer o sentimento de pertencimento da população à história local. “Somos a Capital Nacional do Leite, a primeira cidade verdadeiramente paranaense, cidade-mãe do Paraná. Mas será que todos sabem por quê?”, questionou.
Para ele, 2024 foi “o melhor ano” em termos de atrações e projetos turísticos. “A régua ficou muito alta. Haverá muito trabalho para não deixar ela descer. Sempre será necessário fazer mais”, finalizou.