Castro terá quarta-feira de muitas nuvens e ventos fortes; ciclone extratropical intensifica rajadas no Paraná
Simepar prevê rajadas que podem ultrapassar 80 km/h na metade leste do Estado; em Castro, dia será nublado e sem previsão de chuva
Emerson Teixeira
Castro — A quarta-feira (10) será marcada por céu carregado e ventos intensos em Castro, segundo previsão do Simepar. Apesar do avanço das nuvens ao longo do dia e da noite, não há expectativa de chuva, com acumulado de 0 mm e probabilidade de 0%. As temperaturas variam entre 17°C e 24°C. Os ventos sopram do quadrante oeste-noroeste (WNW), com intensidade média de 25 km/h. A umidade relativa do ar oscila entre 61% e 91%. O sol nasceu às 5h23 e se põe às 19h01.
De acordo com a meteorologista Júlia Crepaldi Munhoz, uma imagem do satélite GOES-19 mostra que o ciclone extratropical formado entre segunda e terça-feira sobre o Rio Grande do Sul está se deslocando para o Oceano Atlântico Sul. À medida que se afasta do continente, o centro de baixa pressão do sistema se intensifica, deixando seus valores internos ainda mais reduzidos.
O movimento favorece a diminuição das chuvas no Paraná, mas aumenta significativamente as rajadas de vento vindas do quadrante oeste. “As rajadas devem se intensificar de maneira expressiva e persistente ao longo desta quarta-feira, devido ao acentuado gradiente de pressão entre o continente e o sistema ciclônico”, afirma a meteorologista.
A orientação é de atenção especial em todo o Estado, sobretudo na metade leste, onde os ventos poderão chegar — e até superar — os 80 km/h. Autoridades recomendam cuidado com estruturas frágeis, quedas de galhos e objetos soltos que possam ser arremessados pela força do vento.