Servidoras da Prefeitura de Castro representam município em Conferência Nacional e fortalecem a defesa do SUAS
Funcionárias da Assistência Social integram delegação paranaense no evento em Brasília
Da Assessoria
Brasília – Servidoras da Prefeitura que atuam no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) de Castro, a assistente social Ataise de Lima Vilas Boas Maroneze e a psicóloga Juliana Silva Castro participam da 14ª Conferência Nacional de Assistência Social em Brasília nesta semana. Elas foram eleitas delegadas nas conferências Municipal e Estadual para atuar junto a outros 94 paranaenses na edição nacional.
Segundo Ataise, a participação da delegação municipal evidencia o protagonismo dos profissionais que promovem proteção social e acolhimento às famílias. “Estamos aqui reafirmando o compromisso com a garantia de direitos e o fortalecimento das políticas públicas em todo o país”, afirma.
Para Juliana, a participação é uma oportunidade de levar para o espaço nacional as demandas, desafios e avanços identificados no território, contribuindo de forma qualificada para as discussões sobre financiamento, gestão, valorização profissional, aprimoramento dos serviços e consolidação das seguranças socioassistenciais.
“Demonstra o compromisso do Município com o avanço da Assistência Social e reforça o entendimento de que o SUAS se constrói coletivamente, com a atuação conjunta de gestores, conselheiros, usuários e profissionais. O engajamento da equipe nas discussões nacionais reafirma o papel estratégico dos trabalhadores para uma política pública mais justa, democrática e efetiva”, reforça.
A Conferência celebra os 20 anos do SUAS e reúne, até terça-feira (09), mais de dois mil delegados que são gestores, trabalhadores, usuários e representantes da sociedade civil em um amplo espaço de diálogo e fortalecimento da política socioassistencial no país.
Além de avaliar a Política Nacional de Assistência Social, o evento objetiva estabelecer prioridades para o III Plano Decenal de Assistência Social. A programação inclui mesas temáticas, plenárias deliberativas, atividades de participação social e a entrega do Prêmio CNAS Simone Albuquerque, que reconhece iniciativas inovadoras em todo o país.
Organizado pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), o encontro também celebra os 32 anos da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), reafirmando o compromisso público com a consolidação do SUAS como política de Estado.