Corpo de homem desaparecido é encontrado em área de mata em Palmeira após investigação integrada
Suspeito confessou o crime e está preso temporariamente; Polícia Civil aguarda laudos finais para concluir inquérito
Da Redação
Palmeira – A Delegacia de Polícia Civil confirmou, na manhã desta sexta-feira (28), a localização do corpo de Anderson José Silveira de Santana, de 42 anos, morador da Lapa (PR), que estava desaparecido desde 4 de novembro de 2025. O cadáver foi encontrado em uma área de mata próxima à residência do principal suspeito, na Lapa.
O desaparecimento mobilizou uma ampla força-tarefa policial durante quase um mês. Segundo o que consta no caderno investigativo, Anderson e o suspeito — um homem de 45 anos — viajaram juntos até Porto Amazonas para comprar uma carga de sucata. Apenas o investigado retornou para a Lapa. Ainda na zona rural do município, equipes localizaram uma poça de sangue, um estojo de munição e o boné usado pela vítima.

As investigações avançaram com base em depoimentos testemunhais, análises de câmeras de segurança, diligências de campo, perícias e buscas. A Polícia Civil apurou que o suspeito levou o corpo até sua casa e, no dia seguinte, o descartou em uma área de mata nas proximidades. O veículo utilizado por ele também foi periciado, e vestígios de sangue foram encontrados no porta-malas. Um laudo de confronto genético irá confirmar se o material é de Anderson.
Com a reunião dos elementos probatórios, a Polícia Civil representou pela prisão temporária e por mandados de busca e apreensão, todos deferidos pela Justiça de Palmeira após manifestação favorável do Ministério Público. Os mandados foram cumpridos na quarta-feira (26), e o suspeito foi preso. Em interrogatório, ele confessou o crime, afirmando, em síntese, ter agido em legítima defesa.

O corpo da vítima foi localizado nesta sexta-feira (28) durante novas diligências realizadas pelas equipes policiais.
A Polícia Civil destacou o trabalho conjunto que permitiu a elucidação do caso, envolvendo as Delegacias de Palmeira e Lapa, Polícia Militar de Palmeira, Porto Amazonas e Lapa, Agência Local de Inteligência do 28º BPM, Corpo de Bombeiros de Palmeira, equipe GOST/K9, Papiloscopistas da 13ª SDP de Ponta Grossa, Polícia Científica, Instituto Médico Legal, além do apoio de familiares e advogados das partes.
O inquérito será concluído nos próximos dias, após a chegada dos laudos periciais pendentes, e encaminhado ao Ministério Público e ao Poder Judiciário.
