Ratinho Junior recebe Troféu Ocepar por contribuição ao cooperativismo paranaense

A entrega ocorreu durante o Encontro Estadual de Cooperativistas Paranaenses, no Parque Histórico de Carambeí, nos Campos Gerais.

0 16

AEN

Carambeí – O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta sexta-feira (28) o Troféu Ocepar como homenagem às suas contribuições para o setor agroindustrial. A entrega ocorreu durante o Encontro Estadual de Cooperativistas Paranaenses, no Parque Histórico de Carambeí, nos Campos Gerais.

“É uma das maiores homenagens que estou recebendo como figura pública. Fiquei muito feliz de saber que foi por unanimidade essa votação, por todas as cooperativas do Paraná”, disse. “O cooperativismo no Estado é muito criterioso e organizado, tem muita seriedade e poder ter a honra de receber essa homenagem me dá muito orgulho”.

Ele também destacou o apoio ao setor desde 2019. “Nos últimos anos tentamos promover uma grande agroindustrialização, potencializando o agronegócio e as cooperativas de alimentos, e também trabalhamos para agilizar licenciamentos e burocracias para gerar mais empregos. O Paraná é uma potência nacional como maior produtor de frango e peixe, segundo em suínos e grãos, o que nos coloca num patamar econômico muito relevante para o Brasil”, disse.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior participa nesta sexta-feira (28) do encontro estadual que o Sistema Ocepar promove no Parque Histórico de Carambeí, nos Campos Gerais. Foto: Geraldo Bubniak/AEN

 

O governador também falou sobre o apoio de outros segmentos do cooperativismo. “Conseguimos estabelecer uma grande parceria com o setor produtivo em diversas áreas, o que foi preponderante para que o PIB do Paraná crescesse acima da média nacional e quase duplicasse de tamanho em termos nominais em poucos anos. Isso também acontece com ajuda das cooperativas de crédito, seja por meio do Banco do Agricultor ou outros programas, e cooperativas de saúde e outras áreas. O Estado tem muito orgulho da robustez desse sistema”, disse.

O Encontro Estadual é realizado anualmente para celebrar as conquistas do setor. Na abertura do evento, o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, apresentou um balanço das atividades de 2025. Até outubro, e considerando as projeções até o encerramento do exercício, a estimativa é que o cooperativismo alcance receitas totais de R$ 220 bilhões, um crescimento nominal em torno de 8% em relação a 2024.

Presidente da Ocepar. Foto: Geraldo Bubniak/AEN

 

“O número de cooperados no Paraná se aproxima de 4,5 milhões de pessoas e 154 mil empregos diretos, consolidando-se como uma das maiores forças empregadoras do Estado”, detalhou. “Tivemos êxito mesmo diante de obstáculos. O cooperativismo paranaense demonstrou, mais uma vez, sua capacidade de resiliência, profissionalização e planejamento estratégico”.

A edição deste ano do Encontro de Cooperativistas Paranaenses também marcou o encerramento das comemorações do Ano Internacional das Cooperativas, instituído em 2025 pela Organização das Nações Unidas (ONU). Esse foi inclusive o tema de uma exposição no Palácio Iguaçu, em Curitiba. A mostra também apresentou os impactos econômicos do modelo no País e no mundo, com dados ilustrativos e gráficos didáticos.

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

 

Setor do futuro

Pensando no futuro do cooperativismo, o Governo do Paraná também tem apostado na ampliação da rede de colégios agrícolas com o objetivo de qualificar o ensino técnico e fortalecer o vínculo com o modelo. Uma lei criada em 2023 inclusive instituiu o modelo no segmento.

Cada colégio tem sua própria cooperativa-escola, pessoa jurídica sem fins lucrativos constituída pelos alunos, servidores e professores. O objetiv é a cooperação recíproca de seus associados para promover e estimular o desenvolvimento do cooperativismo com finalidade educativa, por meio de atividades econômicas, sociais e culturais em benefício dos associados e da instituição de ensino.

“Tenho buscado fazer com que o DNA do paranaense continue cooperativista. Hoje as escolas públicas ensinam educação financeira e as nossas têm estudado sobre cooperativismo, associativismo, empreendedorismo, oratória e planejamento familiar. Tudo isso pensando na continuidade desse ciclo de sucesso do Paraná”, detalhou o governador.

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

 

Troféu Ocepar

O Troféu Ocepar foi instituído pela diretoria da Ocepar há 46 anos, durante a comemoração do Dia Internacional do Cooperativismo, em julho de 1977. Ele já foi entregue a 51 personalidades, entre lideranças políticas, empresariais e do cooperativismo. A honraria é destinada às pessoas que se destacaram, dentro e fora do cooperativismo, por suas contribuições ao desenvolvimento do setor.

Além do governador Ratinho Junior, a cooperativa Frísia foi homenageada pelos 100 anos de atuação, sendo reconhecida como a mais antiga do Paraná e a segunda do Brasil. Fruto do pioneirismo de imigrantes holandeses, a empresa oferece soluções para toda a cadeia agrícola, pecuária e florestal.

Presidente da Cooperativa Frísia, Geraldo Slob. Foto: Geraldo Bubniak/AEN

 

“É muito simbólico alcançar esse reconhecimento no Ano Internacional das Cooperativas. A Frísia espera continuar sendo um exemplo de cooperativa, que está preocupada com o bem-estar do seu associado, em agregar valor e renda ao produtor e principalmente a família”, destacou o presidente da Cooperativa Frísia, Geraldo Slob.

 

Participe da comunidade no WhatsApp do PáginaUm News e receba as principais notícias dos campos gerais direto na palma da sua mão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.