PT de Castro procura Página Um News e divulga nota sobre agressão contra o deputado Renato Freitas
Diretório municipal afirma que parlamentar foi provocado, perseguido e agredido antes de reagir: “Legítima defesa”
Da Redação
Castro – O Página Um News recebeu um posicionamento oficial do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores de Castro (PT) sobre o episódio envolvendo o deputado estadual Renato Freitas (PT-PR), ocorrido no Centro de Curitiba, nesta semana. Na sua versão dos fatos, destacou pontos que, segundo o partido, são essenciais para a compreensão do caso.
De acordo com o PT de Castro, informações confirmadas pela assessoria do parlamentar e por vídeos que circulam nas redes sociais mostram que Renato foi perseguido e provocado por um homem que o acompanhou por diversas quadras, dirigindo insultos e tentando incitar um confronto físico.
O episódio, segundo a nota oficial, chegou ao ápice quando o agressor desferiu um soco no rosto do deputado, causando fratura no nariz. As imagens que registram a sequência mostram, de acordo com o partido, que a reação de Renato ocorreu “em legítima defesa”, após a primeira agressão.
No documento encaminhado ao Página Um News , o diretório destaca quatro pontos considerados fundamentais:
•Renato Freitas não iniciou a violência;
•O parlamentar foi alvo de ataques verbais, provocações e agressão física;
•Sua reação ocorreu para proteger sua integridade em uma situação de hostilidade crescente;
•As circunstâncias do caso devem ser formalmente apuradas pelas autoridades competentes.
O Diretório do PT de Castro também manifestou “integral solidariedade” ao deputado e reforçou seu compromisso com a defesa dos direitos humanos, o combate ao racismo e a proteção da vida, “especialmente de pessoas negras, que historicamente enfrentam violência motivada por preconceito e intolerância”.
Ao final da nota, a sigla agradeceu ao Página Um News pela abertura e pela disposição em publicar o posicionamento, afirmando que a divulgação contribui para que a sociedade tenha acesso a informações completas e à pluralidade de vozes.