Jovens do Ceju participam de visita técnica com foco em sustentabilidade à Fazenda Marujo
Atividade faz parte do curso Jovem Agricultor Aprendiz e proporcionou aprendizado prático sobre sustentabilidade e inovação no campo
Da Assessoria
Castro – Na última terça-feira (4), cerca de 30 adolescentes e jovens entre 14 e 17 anos, integrantes da segunda turma do curso Jovem Agricultor Aprendiz (JAA) de 2025, participaram de uma visita técnica à Fazenda Marujo, no interior do município. A atividade integra o programa desenvolvido em parceria entre o Centro da Juventude (Ceju), o Senar e o Sindicato Rural de Castro.
A visita foi acompanhada pela instrutora do curso, Daiane Oliveira, engenheira florestal, e pelo diretor da Juventude e coordenador do Ceju, Rogério Rodrigues, além da psicóloga Jaqueline Ribeiro. A recepção e condução das atividades na propriedade ficaram a cargo do proprietário, Jan Haasjes.
Durante a tarde, o grupo conheceu o funcionamento do refeitório da fazenda, que utiliza biogás que tem biodigestores como fonte de energia, e pôde acompanhar de perto as diferentes atividades produtivas do local, como agricultura, suinocultura, compostagem para cultivo de cogumelos e plantio de azevém destinado à produção de silagem pré-secada para comercialização.
A Fazenda Marujo é reconhecida por adotar práticas baseadas nos três eixos da sustentabilidade: ambiental, econômica e social, utilizando tecnologias como o biometano gerado a partir do esterco das granjas e outros insumos. O gás é empregado em várias etapas da produção, incluindo a secagem de grãos e o aquecimento das instalações. Os alunos também visitaram a oficina da propriedade para conhecer os maquinários e equipamentos utilizados no manejo agrícola.
Para o diretor do CEJU, Rogério Rodrigues, a visita técnica é fundamental para aproximar os jovens da realidade do campo e das boas práticas de produção sustentável. “É extremamente importante porque os alunos do curso saem da parte teórica e vão para a prática, tendo a experiência de conhecer e entender mais das rotinas e técnicas desenvolvidas. A Chácara Marujo, através do seu proprietário, é uma referência”, destacou.
A instrutora Daiane Oliveira ressaltou o caráter inovador e inspirador da propriedade. “O objetivo foi conhecer uma propriedade sustentável. Eles puderam ver como o empreendedor rural identificou oportunidades e inovou, trazendo a suinocultura para a região, investindo em biogás, compostagem e tecnologias de nutrição animal. É um exemplo prático de tudo o que apresentamos no curso”, afirmou.





