“Modelo de repasses diretos da Itaipu está mudando a realidade das entidades sociais no Paraná”, diz Mário Verri

0 9

Da Assessoria

Foz do Iguaçu – A nova política de investimentos da Itaipu Binacional tem modificado de forma significativa a relação da usina com os municípios paranaenses. Sob a direção Enio Verri, a Binacional passou a adotar um modelo de repasses diretos de recursos para entidades sociais, sem a necessidade de intermediação das prefeituras, garantindo mais agilidade, transparência e impacto social nos projetos apoiados.

Em 2025, a Itaipu lançou três editais de patrocínio voltados a organizações sem fins lucrativos de sua área de abrangência: 399 municípios do Paraná e 35 do Mato Grosso do Sul, com foco nas áreas do esporte, feiras e exposições e ações artísticas e culturais. O movimento consolida uma estratégia de descentralização dos investimentos, aproximando os recursos públicos das iniciativas que atendem as necessidades locais.

Segundo o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, o novo modelo expressa o compromisso social da Itaipu e a orientação do governo federal de fortalecer o desenvolvimento regional. “Nosso objetivo é garantir que os recursos da Itaipu cheguem a quem realmente faz a diferença nos territórios. Estamos apoiando projetos que promovem inclusão”, afirmou Enio.

O Edital 02/2025, voltado à área de esportes, destinou R$ 5 milhões a iniciativas que promovem atividades de alcance municipal, estadual e nacional. Já o Edital 03/2025 contemplou feiras e exposições relacionadas a eventos comemorativos e ações de fortalecimento econômico local, enquanto o Edital 04/2025 selecionou projetos artístico-culturais realizados entre outubro e novembro deste ano.

Para o vereador maringaense Mário Verri, irmão de Enio, a mudança adotada pela Itaipu reflete um compromisso com a descentralização das políticas públicas. “O modelo de investimento direto nas entidades e nos municípios tem permitido que os recursos cheguem onde antes não chegavam, transformando a vida de comunidades e fortalecendo o desenvolvimento regional”, destacou.

A nova abordagem também foi elogiada pelo advogado e especialista em direitos sociais Ian Vargas, que classificou o programa como um marco de eficiência na aplicação de recursos públicos. “A decisão do presidente Lula de fortalecer essa linha de repasses diretos foi acertada. O trabalho conduzido por Enio Verri tem mostrado que é possível fazer política pública de forma transparente, participativa e próxima da população”, afirmou Vargas.

Desde que assumiu a direção-geral brasileira da Itaipu, Enio Verri vem ampliando os investimentos em projetos sociais, educacionais e de desenvolvimento local, reforçando o papel da Binacional como agente de transformação social e exemplo de gestão pública voltada ao interesse da população.

Participe da comunidade no WhatsApp do PáginaUm News e receba as principais notícias dos campos gerais direto na palma da sua mão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.