38º Jeca começa nesta sexta-feira (31) com recorde de atletas e foco na inclusão
Jogos Estudantis de Castro reúnem mais de 7,5 mil alunos e seguem até 14 de novembro; Jepca acontece logo na sequência
Da Assessoria
Castro – A partir desta sexta-feira (31), a cidade de Castro passa a viver o clima dos Jogos Estudantis com o início da 38ª edição do Jeca (Jogos Estudantis de Castro) e da 7ª edição do Jepca (Jogos Estudantis Paradesportivos de Castro). A cerimônia de abertura acontece às 19 horas, no Ginásio de Esportes Padre José Pagnacco. As competições do JECA seguem até o dia 14 de novembro, enquanto o Jepca será realizado entre os dias 17 e 19 de novembro.
Este ano, o Jeca promete ser a maior edição da história, reunindo mais de 7,5 mil atletas, com idades entre sete e 17 anos, organizados por faixa etária e representando 45 instituições de ensino, públicas e privadas, das zonas urbana e rural. Para garantir a participação dos estudantes da área rural, a Prefeitura assegura diariamente o transporte até a sede do município e oferece almoço e janta aos atletas. A expectativa é que mais de 7 mil refeições sejam servidas ao longo do evento.
A professora Cheila Mileski Carneiro, da Escola Municipal da Vila do Rosário, conta que a preparação dos atletas é contínua com a participação das equipes nos festivais da Secretaria de Esportes, mas que os treinos se intensificaram nessa reta final. “A expectativa é imensa, visto que o Jeca é muito esperado por todos e os alunos estão muito felizes, animados e ansiosos para o início dos jogos. Essa semana foi de muita preparação e ajustes para preparar os alunos da melhor forma possível”, conta.

As competições do Jeca movimentam todas as praças esportivas da cidade, além de espaços particulares como os ginásios do Colégio Sepam, Colégio Emília Erichsen e Clube de Campo. Os alunos disputam medalhas em diversas modalidades: futsal, futebol, basquete, vôlei, vôlei de areia, handebol, queimada, bete ombro, dama, tria, xadrez, tênis de mesa, atletismo, badminton, futebol society, além dos festivais de lutas (capoeira, karatê, jiu-jitsu) e de skate.
Segundo o secretário municipal de Esporte, Cristiano Meira, além de promover a maior edição do Jeca, a Secretaria tem como objetivo ampliar a visibilidade dos jogos paradesportivos. Neste ano, o Jepca será realizado logo após o Jeca e contará com três modalidades: golf 7, bocha e atletismo.
“O esporte é uma ferramenta poderosa na formação dos nossos jovens. Ele ensina valores, promove saúde e fortalece vínculos. Neste ano, queremos dar ainda mais visibilidade aos jogos paradesportivos, valorizando cada atleta e mostrando que inclusão também se faz com competição, respeito e celebração”, afirma Cristiano Meira.