Frísia e fazenda Nova Santa Cruz recebem reconhecimento da Nestlé por promover agricultura regenerativa

Cooperativa conta com programa para fomentar ações sustentáveis na produção; propriedade localizada em Ponta Grossa (PR) reduziu em 24% emissão de carbono

0 37

Da Assessoria

Carambeí – A Cooperativa Frísia e a fazenda cooperada Nova Santa Cruz, localizada em Ponta Grossa (PR), receberam um importante reconhecimento da multinacional Nestlé por promover práticas de agricultura regenerativa, sendo referências em sustentabilidade na produção de cereais para nutrição infantil. As homenagens foram entregues durante um workshop da Unidade de Beneficiamento de Farinhas (Moinho de Trigo), evento que também marcou o centenário da cooperativa, reunindo cooperados, técnicos e representantes da indústria.

A fazenda Nova Santa Cruz, de propriedade do presidente do Conselho de Administração da Frísia, Geraldo Slob, foi considerada “regenerativa” após passar pela avaliação realizada pela consultoria Agrobiota, com base no protocolo Framework Nestlé de Agricultura Regenerativa. O trabalho da Nova Santa Cruz gerou 24% de redução na emissão de carbono (2024). Já a Frísia foi reconhecida pela “valiosa colaboração no desenvolvimento de fazendas sustentáveis, fornecendo ingredientes provenientes do projeto de Agricultura Regenerativa”.

O projeto da Nestlé começou a ser desenvolvido em parceria com a Frísia em 2014, quando o moinho foi criado, para atender às especificações da área de nutrição infantil da empresa. Em 2023, a cooperativa apresentou a fazenda Nova Santa Cruz como unidade piloto para implementação do projeto, iniciado a partir de uma proposta elaborada no ano anterior.

O coordenador de Sustentabilidade da Frísia, Jean Andrusko, destaca que a cooperativa sempre busca a vanguarda de uma agricultura sustentável, e o programa Fazenda Sustentável Frísia reúne as ações necessárias para isso. “Somos parceiros da Nestlé há anos, produzimos para ela um trigo específico para alimentação infantil, que tem uma produção diferenciada. Os cooperados da Frísia já fazem um excelente trabalho, tendo em vista toda a questão do plantio direto, da adubação verde”, explica.

O programa da Frísia é um projeto de incentivo a práticas sustentáveis no meio rural, onde as propriedades que participam recebem orientação e são avaliadas em critérios de sustentabilidade, trabalhando com módulos e enquadrando as propriedades em níveis. São desenvolvidos os módulos de segurança do trabalho, treinamento aos colaboradores, gestão de processos, gestão de pessoas, certificação, entre outros.

Segundo João Roque de Araújo, coordenador de Agricultura para Cereais da Nestlé no Brasil, entre os critérios avaliados pela companhia estão a cobertura permanente do solo, rotação de culturas, uso equilibrado de insumos biológicos e químicos e o manejo integrado de pragas, além de práticas que envolvem a preservação ambiental, análise de solo, cuidado com fauna e flora e ausência de desmatamento.

“Desde o início, trabalhamos juntos para desenvolver tanto o moinho quanto às fazendas de forma alinhada às nossas práticas de sustentabilidade. A fazenda Nova Santa Cruz evoluiu dentro da nossa ferramenta de avaliação e, hoje, é reconhecida pela Nestlé como uma propriedade regenerativa”, reforça Araújo.

“Na Frísia, conseguimos não só repassar a informação ao cooperado, mas também ajudá-lo a fazer a implantação dessas práticas. Elas estão disponíveis para todos os cooperados que queiram participar do Fazenda Sustentável”, conclui Andrusko.

Participe da comunidade no WhatsApp do PáginaUm News e receba as principais notícias dos campos gerais direto na palma da sua mão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.