Lideranças madeireiras de Jaguariaíva buscam inovação no maior congresso moveleiro do país
Missão organizada por ACIAJA e Sebrae mira novos mercados, parcerias estratégicas e fortalecimento da cadeia produtiva local.
Da Redação*
Empresários do setor madeireiro de Jaguariaíva participaram, nos dias 1º e 2 de outubro, do 12º Congresso Nacional Moveleiro, realizado no Campus da Indústria, em Curitiba. Com o tema “Conectando Empresas & Gerando Negócios”, o encontro é considerado o maior do segmento no país e reuniu fabricantes, fornecedores, compradores e especialistas nacionais e internacionais.
A comitiva jaguariaivense integrou a programação por meio de uma missão articulada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com apoio da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Jaguariaíva (ACIAJA), da Associação das Indústrias Madeireiras de Jaguariaíva (ASSIMAJA) e da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio. O objetivo foi ampliar a competitividade das empresas locais e conectá-las a novos canais de venda e inovação.
Delegação jaguariaivense
Participaram da missão os empresários Renato Benazzi (Benazzi Madeiras e Transportes), Sérgio Renan Tuchlinowicz (STR Madeiras Ltda.), Lucas Vinicius Jacobs (Odeveza Madeiras), Diego José da Silva Nascimento (Serraria Pinheirão), além de Vinicius Cava Guimarães (empresário, vereador e diretor da ACIAJA), Marcos José Legat (empresário, secretário municipal de Indústria e Comércio e diretor da ACIAJA), Bruno Henrique (superintendente da Secretaria de Indústria e Comércio e diretor da ACIAJA) e Aluísio Pires de Oliveira (advogado e presidente da ACIAJA).
Ao longo de dois dias, os participantes acompanharam palestras, painéis temáticos, visitas técnicas e conheceram a Casa Conceito — uma vitrine de tendências em design, inovação e tecnologia. Um dos pontos altos foi a Rodada de Negócios, que conectou empresários a compradores de diferentes regiões, gerando contatos qualificados e perspectivas de futuras parcerias comerciais.
“O congresso evidenciou o potencial de agregar valor à madeira e projetou nossas serrarias a novos fornecedores. Também fortaleceu o relacionamento com a FIEP, essencial para desenvolver produtos, explorar mercados e atrair indústrias”, destacou Vinicius Cava Guimarães.
Para Sérgio Renan Tuchlinowicz, a participação foi estratégica. “A imersão trouxe novas ideias, estratégias e tecnologias, além de ampliar o networking. Volto com visão mais ampla de mercado e boas perspectivas. O ganho é coletivo para o setor madeireiro de Jaguariaíva.”
O saldo da missão inclui networking qualificado, atualização técnica e estratégica, potenciais parcerias comerciais e maior visibilidade para as madeireiras do município. A ação reforça o papel da ACIAJA como articuladora entre empresariado, poder público e instituições de apoio, promovendo inovação, desenvolvimento econômico e fortalecimento da cadeia produtiva regional.
*Com Assessoria