Revitalização da Casa de Sinhara resgata técnicas construtivas do século XIX em Castro

O acervo permanece exposto na Casa Mariinha durante as obras.

0 39

Da Assessoria

Castro – A revitalização da Casa de Sinhara segue em andamento e passa por um delicado processo que devolve autenticidade à arquitetura original e assegura a preservação de uma das construções históricas mais significativas de Castro.

Erguido por volta de 1830, o imóvel possui parde de taipa de sopapo, também conhecida como taipa de mão, uma técnica de construção em que consiste em preencher uma estrutura com tramas de madeira ou bambu com uma mistura de terra, água e fibras vegetais. O termo “sopapo” vem do ato de aplicar manualmente o barro, pressionando-o com as mãos para fixá-lo nos vãos, o que confere resistência e isolamento térmico às paredes.

A restauração da Casa de Sinhara é conduzida com extremo cuidado e dentro dos padrões técnicos de preservação patrimonial. O trabalho passa por fases de diagnóstico, planejamento e recuperação de superfícies. As intervenções já começam a evidenciar o retorno das texturas e das colorações típicas do período, resgatando a autenticidade da história do imóvel.

Enquanto as obras seguem, o acervo da Casa de Sinhara permanece exposto na Casa Mariinha, permitindo que o público continue a vivenciar parte da história local por meio de objetos que retratam o cotidiano de uma família de tropeiro.

Participe da comunidade no WhatsApp do PáginaUm News e receba as principais notícias dos campos gerais direto na palma da sua mão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.