Justiça Eleitoral destaca procura de jovens por alistamento e atualização biométrica em Castro

Presidente do TRE-PR participou de encontro com a equipe da 16ª Zona Eleitoral, que relatou avanços no atendimento a novos eleitores e atualização de cadastros.

0 9

Da Redação*

Castro – A mobilização da juventude para participar do processo democrático tem se refletido no aumento da procura pelo alistamento eleitoral no município de Castro. Como parte da série “Com eleição ou sem eleição, a Justiça Eleitoral está sempre em ação”, a equipe da 16ª Zona Eleitoral apresentou, nesta segunda-feira (13), ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), Sigurd Roberto Bengtsson, o balanço das ações de atendimento a jovens e de atualização do cadastro biométrico de eleitoras e eleitores.

De acordo com a chefe do Cartório Eleitoral de Castro, Fernanda de Araujo, adolescentes têm procurado o órgão com frequência para realizar o alistamento. “É sempre recompensador quando, por intermédio do nosso trabalho, realizamos o alistamento de pessoas para quem o voto é facultativo. Isso significa que o desejo de participar das eleições é espontâneo, que a pessoa deseja contribuir com a democracia”, afirmou.

Fernanda também destacou a busca pelo serviço de regularização biométrica. “Nós esclarecemos que a imensa maioria do eleitorado paranaense já possui a biometria cadastrada e regular. Apenas 3% do eleitorado precisa fazer a biometria no estado. Mas a equipe do Cartório está a postos para atender quem nos procura”, explicou.

O TRE-PR tem atuado para incentivar o alistamento eleitoral dos jovens por meio de campanhas informativas e ações educacionais, destacando a importância da participação política para o fortalecimento da democracia. Entre os dias 10 e 14 de novembro, será promovida a campanha “Voto jovem, seu voto, sua voz”, voltada ao engajamento de adolescentes e jovens no processo eleitoral.

Atualmente, 267.331 eleitoras e eleitores paranaenses — o equivalente a 3,19% do eleitorado estadual — ainda precisam realizar o cadastramento biométrico, índice bem abaixo da média nacional, de 12,83%.

O encontro contou ainda com a presença da servidora Magali Wagnitz e da estagiária Ana Carolina Noordegraaf, além do presidente do TRE-PR.

*Com Assessoria

Participe da comunidade no WhatsApp do PáginaUm News e receba as principais notícias dos campos gerais direto na palma da sua mão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.