Em obras, Morro do Cristo será interditado a partir da próxima semana
Edital que abre licitação para nova concessão do restaurante deve ser publicado até dia 20 de outubro
Da Assessoria
Castro – Um dos cartões postais mais importantes de Castro, o Morro do Cristo já começou a receber obras de revitalização. O parque será fechado a partir da próxima segunda-feira (06) para reformas que vão desde o paisagismo até a criação de uma segunda via de acesso e nova concessão do restaurante. O projeto, tocado pelo Departamento de Obras e Serviços da Secretaria Municipal de Governo, deve ser finalizado em dezembro, com investimento de aproximadamente R$ 1 milhão em recursos do próprio Município.
“Neste ano já entregamos a primeira fase da revitalização da Prainha e agora estamos renovando o Morro do Cristo. São dois parques importantes para a nossa História, para o lazer da comunidade local e para fomentar o turismo”, diz Ricardo Cardoso, secretário de Governo.
O restauro do local já iniciou no mês de setembro e, nesta fase, estão sendo implantadas melhorias no quiosque do jardim central, no mirante e na praça da estátua do Cristo Redentor, um presente da comunidade castrense inaugurado em 1966 e que é um dos símbolos de Castro, com uma privilegiada visão panorâmica da cidade num dos pontos mais altos do meio urbano.
A obra contempla jardinagem, paisagismo, instalação de um playground infantil, revitalização da estátua e iluminação completa do parque com lâmpadas de LED. “Queremos que o Morro do Cristo volte a ser um ambiente seguro e espaço familiar de confraternização. Que seja mais um motivo de orgulho pra nossa gente, afinal é um local belíssimo e que merece mais destaque”, afirma o prefeito Reinaldo Cardoso.
O restaurante do parque, atualmente fechado, também está sendo reformado. Um edital para a licitação de concessão de uso do espaço deve ser publicado até dia 20 de outubro.
Após a conclusão da obra, o Morro do Cristo, assim como o Parque Lacustre, terá permissão de visitação em horário limitado: das 8 às 20 horas. Um portão será instalado na entrada principal e a empresa que administrar o restaurante ficará responsável por limitar o acesso, que continuará sendo gratuito.
Outra novidade, após a reabertura, será a possibilidade de alugar o espaço em frente à estátua do Cristo para realização de cerimônias de casamento.
A próxima etapa da obra prevê ainda a construção de um segundo acesso, a partir da rua Telles, para entrada de ônibus turísticos, que hoje não conseguem subir pela via principal.