Adolescentes do Centro da Juventude visitam Moinho e Museu da Castrolanda em atividade cultural
Primeira de uma série de visitas levou 25 jovens às referências históricas e culturais da colônia holandesa em Castro
Emerson Teixeira
Castro – Adolescentes que frequentam as oficinas de Desenho, Artes Visuais, Futsal e Academia do Centro da Juventude (Ceju) de Castro participaram, na manhã desta terça-feira (30), de uma visita cultural ao Moinho da Castrolanda e ao Museu Holandês. A atividade reuniu 25 alunos e marcou o início de uma série de visitas programadas para o mês.
O diretor do Ceju, Rogério Rodrigues, destacou a importância da iniciativa. “É a primeira de uma série de visitas que iremos realizar. Hoje foram 25 alunos, de 12 a 18 anos, uma idade em que eles ainda estão descobrindo e conhecendo mais sobre a cultura, especialmente da Colônia Castrolanda. Foi um evento bem importante para o crescimento e desenvolvimento pessoal deles”, afirmou.
A recepção foi feita pelo gerente do Centro Cultural Castrolanda, Rafael Rabbers, que ressaltou o valor da aproximação dos jovens com a história local. “Recebemos aqui no Centro Cultural da Castrolanda uma visita dos jovens do Ceju, do Centro de Juventude de Castro, e são momentos assim, trazendo nossos jovens para conhecer nossa cultura, a nossa história, as memórias da comunidade, que reforçam a importância da juventude conosco. Agradecemos ao Rogério e a toda a equipe do Ceju por estar aqui hoje. Nós estamos sempre de portas abertas para vocês”, disse.
O roteiro incluiu a visita ao moinho histórico e ao museu, ícones da imigração holandesa em Castro, proporcionando aos jovens contato direto com a memória e a identidade cultural da comunidade.