Lely inaugura em Carambeí matriz para a América Latina com investimento de R$ 10 milhões
Empresa holandesa fortalece presença na região com sede estratégica para automação da pecuária leiteira e centro de treinamento
Emerson Teixeira
Carambeí – A Lely América Latina inaugurou, na tarde de terça-feira (23), sua matriz em Carambeí, no Paraná, marcando um importante passo no crescimento da empresa, que nos últimos seis anos avançou 500% em valor. O investimento de R$ 10 milhões na unidade, localizada no Parque Industrial Sul (Estrada do Areião), reforça a estratégia de expansão da companhia na oferta de soluções de automação para a pecuária leiteira na América Latina.
A sede oferece equipamentos de ordenha automática, incluindo robôs profissionais e braço híbrido fabricados na Holanda e exportados para a região, além de sistemas digitais para gestão de fazendas e manejo de animais.
A cerimônia contou com a apresentação de vídeo com depoimentos dos primeiros produtores do Brasil e do Chile a adquirirem robôs da Lely, e discursos de autoridades e diretores da empresa. Entre os presentes estavam Edison Acherman, gerente-geral da Lely América Latina; Norbert van Hemert, diretor de Comércios Globais; Maartje Bouvy, CFO; e o prefeito em exercício de Carambeí, Octávio Antonio Azevedo da Costa Filho.

Edison Acherman detalhou a trajetória da Lely no Brasil: “Existe uma história bem interessante, porque o dono da Lely esteve no Brasil mais ou menos em 2011, só que ele acabou em Holambra, porque falaram que era uma cidade holandesa. Quando ele chegou lá, conversaram, eram flores, leite, é na região de Carambeí e Castro. Ele veio para cá e a partir daí decidiu, pela produção, por ser a maior bacia leiteira do Brasil, estabelecer a companhia aqui”.
O gerente-geral destacou ainda o novo centro de treinamento da matriz. “Agora nós vamos conseguir oferecer melhor qualidade de treinamento, condições. Então, obviamente, quando você oferece uma condição mais adequada, você aprende mais, você está mais tranquilo. A ideia é oferecer cada vez mais treinamento, mais suporte, porque daqui sai todo o suporte para os nossos distribuidores da América Latina”, acrescentou Acherman.
Norbert van Hemert afirmou que a escolha de Carambeí se deu por uma pesquisa detalhada sobre as necessidades de expansão da empresa: “Estou muito feliz por estar aqui. Antes de construir este bonito prédio, nós estávamos procurando todas as opções. Esta foi uma das melhores opções que encontramos. E a principal razão foi que a gente sempre quer fazer isso para nossos trabalhadores (…). Espero que todos estejam ansiosos para começar o dia de trabalho deles”.
A CFO Maartje Bouvy reforçou a importância dos funcionários e fazendeiros para o sucesso da Lely na região: “Obrigado a todos os fazendeiros, funcionários e parceiros por ter ajudado a Lely a crescer e progredir (…). Esse novo prédio representa uma nova fase, com oportunidades e crescimento do time e de todo mundo”.
O prefeito em exercício de Carambeí, Dr. Octávio, destacou os impactos do investimento para o município. “Representa o que a prefeita Elisangela fez no seu primeiro mandato, industrializar Carambeí (…). Grandes empresas vindo para Carambeí só têm um crescimento maior. Trazer a mecanização robótica é um sonho nosso. A grandiosidade da Lely só nos faz se sentir orgulhosos e felizes para outras empresas virem procurar Carambeí”, pontuou Octávio.
Após os discursos, todos foram convidados para uma visita guiada pelas instalações da empresa, seguido de um coquetel. Com a inauguração da nova matriz, a Lely fortalece sua atuação na América Latina, oferecendo tecnologia avançada para a pecuária leiteira e contribuindo para o desenvolvimento econômico de Carambeí.
A Lely América Latina emprega 50 colaboradores diretos e 130 indiretos.