Governo firma parceria internacional para ofertar cursos de qualificação em 19 áreas
O acordo, resultado de uma missão na Ásia em maio deste ano, é voltado ao segmento de educação e treinamento técnico e profissional, também chamado de TVET, sigla em inglês para Technical and Vocational Education and Training, um sistema de ensino focado no desenvolvimento de competências e habilidades profissionalizantes.
AEN
Curitiba – O Paraná e a China formalizaram um novo memorando de entendimento (MOU) nesta sexta-feira (12), de forma online, para implementar ações de capacitação alinhadas às demandas do setor produtivo. O acordo, resultado de uma missão na Ásia em maio deste ano, é voltado ao segmento de educação e treinamento técnico e profissional, também chamado de TVET, sigla em inglês para Technical and Vocational Education and Training, um sistema de ensino focado no desenvolvimento de competências e habilidades profissionalizantes.
A expectativa é ofertar cursos digitais de qualificação profissional em 19 áreas a partir do primeiro semestre de 2026. Diferente dos cursos de nível superior, TVET prepara profissionais para exercer atividades operacionais em diferentes setores econômicos, combinando teoria e prática. A iniciativa é da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), que desenvolve políticas para acompanhar as transformações do mundo do trabalho, a exemplo dos cursos microcredenciais, sendo o Paraná pioneiro na regulamentação dessa modalidade no Brasil.
Esse MOU prevê cursos digitais em áreas estratégicas e de alta demanda, como agricultura, pecuária e recursos ambientais; energia e materiais sustentáveis; construção civil e infraestrutura; tecnologia da informação e eletrônica; saúde e medicina; turismo e hospitalidade; comunicação e jornalismo; finanças e comércio; e administração pública. Os cursos abrangem desde setores tradicionais, como produção agropecuária, até áreas inovadoras, como inteligência artificial e segurança digital, sempre alinhados às necessidades do mercado.
Para o secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona, o acordo consolida a liderança paranaense no cenário nacional da educação profissional. “O memorando assinado hoje posiciona o Paraná como um centro regional estratégico desta cooperação no Brasil, com potencial de expansão para outros países de língua portuguesa, fato que reforça a nossa vocação como polo de excelência em educação e formação profissional da América Latina”, afirma.
A nova parceria foi assinada com o consórcio chinês Sunmaker & CIICIE, formado pelo Instituto de Treinamento Sunmaker e pela Companhia Limitada de Intelecto e Tecnologia Internacional da China (CIIC), uma estatal líder em serviços de recursos humanos e tecnologia educacional. Com vigência inicial de três anos, o acordo contribui para a estratégia do governo estadual no sentido de alinhar a qualificação profissional às demandas empresariais e tecnológicas, além de ampliar e fortalecer os laços diplomáticos e comerciais com a Ásia.
Projeto
O projeto contempla três formatos de capacitação, incluindo curso online aberto e massivo, os chamados MOOC (sigla em inglês para Massive Open Online Course), com videoaulas e exercícios interativos. Também será ofertada formação técnica em áreas especializadas como hotelaria, engenharia e culinária. Já a terceira modalidade compreende materiais didáticos para profissionais que atuam com educação digital, com planos de aula, vídeos instrucionais e manuais de apoio.
Os conteúdos serão traduzidos e disponibilizados na plataforma da Universidade Virtual do Paraná (UVPR), programa coordenado pela Seti que reúne os centros de educação a distância das sete universidades estaduais. Com adaptação para o contexto local, a produção dos materiais originais será realizada por instituições de referência do país asiático, como a Editora de Ensino Superior da China e a Universidade Aberta da China (OUC).
Segundo o diretor de Ensino Superior da Seti, Michel Jorge Samaha, essa parceria estratégica reflete uma visão moderna de educação alinhada aos novos tempos. “Esta cooperação internacional fortalece ecossistemas de aprendizagem contínua onde conhecimentos técnicos especializados e competências digitais avançadas se integram para preparar profissionais mais adaptáveis e capazes de liderar transformações em setores essenciais da economia”, pontua o gestor.
Os participantes das capacitações receberão certificados emitidos pelas instituições parceiras. Além dos cursos, a cooperação envolve a publicação conjunta de livros didáticos digitais nas 19 áreas previstas, com versões em português, chinês e inglês.
Microcredenciais
Com investimento de R$ 2,8 milhões em uma chamada pública lançada em maio deste ano, as sete universidades estaduais do Paraná irão desenvolver mais de 200 cursos de microcredenciais, focados em qualificação rápida e alinhada às demandas do mercado. Segundo o cronograma do edital, os projetos serão homologados em 15 de outubro. A iniciativa reforça a articulação entre o ensino superior e o setor produtivo empresarial, com a oferta de formação continuada em áreas estratégicas para profissionais e servidores públicos.