Palmeira se consolida como referência em políticas para idosos no Paraná

Município está entre os cinco escolhidos como modelo em projeto global da OMS e OPAS; Comitê Gestor discute novas ações

0 9

Da Redação*

Palmeira – O município está entre os cinco municípios do Paraná escolhidos como modelo no projeto-piloto da Rede Global de Cidades e Comunidades Amigas das Pessoas Idosas e do programa Paraná Amigo da Pessoa Idosa. A escolha reforça o protagonismo da cidade no cuidado com a população idosa e a responsabilidade de servir de referência estadual e nacional.

Na segunda-feira (8), o Comitê Gestor Municipal realizou mais uma reunião para alinhar ações intersetoriais que vão fortalecer a posição do município nesse cenário. Entre os temas discutidos, estão a revitalização da sede do Centro Municipal da Pessoa Idosa (CEMID), melhorias em espaços públicos para práticas sociais e recreativas e incentivo a empresas locais para treinarem equipes no atendimento ao público idoso.

O trabalho está alinhado com a Década do Envelhecimento Saudável, iniciativa global da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), que teve início em 2021 e se estende até 2030. O objetivo é mobilizar governos e sociedade para promover um envelhecimento com mais qualidade de vida.

Cristina Mezzadri, assistente social responsável pelo programa em Palmeira, destacou que os avanços tecnológicos e médicos aumentaram a expectativa de vida, mas nem sempre com bem-estar. “O principal objetivo da Década do Envelhecimento Saudável é justamente isso, ou seja, adicionar vida aos anos, focando em quatro áreas de ação: combater o preconceito de idade, criar comunidades que apoiem os idosos, oferecer cuidados de saúde integrados e assegurar acesso a cuidados de longo prazo”, explicou.

Além das ações propostas pelo Comitê, representantes da Santa Casa de Misericórdia de Palmeira apresentaram novidades. O diretor Jean Carlos Teixeira Fabiano e a gerente geral de Saúde, Salete Begnossi, informaram que o Pronto Socorro municipal passa por reformas estruturais e funcionais. Entre as melhorias estão ampliação e modernização da recepção, criação de sala de espera, instalação de equipamentos de acessibilidade, troca de móveis e equipamentos, além da abertura de um novo leito para pacientes em espera de remoção. Todos os funcionários também receberão treinamento dentro de uma política de atendimento voltada ao bem-estar dos pacientes, com atenção especial à população idosa.

Com essas iniciativas, Palmeira busca consolidar sua posição de destaque na promoção de políticas públicas voltadas ao envelhecimento saudável e no fortalecimento da rede de apoio às pessoas idosas.

*Com Assessoria

Participe da comunidade no WhatsApp do PáginaUm News e receba as principais notícias dos campos gerais direto na palma da sua mão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.