Estudantes de Castro iniciam visitas ao Memorial da Imigração Holandesa e Museu de Castrolanda
Projeto garante acesso gratuito à cultura e à história local para estudantes do 4º ano
Da Redação*
Castro – A Prefeitura de Castro, em parceria com o Centro Cultural Castrolanda, iniciou um projeto que levará todos os alunos do 4º ano da rede municipal para conhecer gratuitamente o Memorial da Imigração Holandesa (Moinho) e o Museu Histórico de Castrolanda.
Nesta quarta-feira (10), os estudantes da Escola Municipal Dr. Linneu Madureira Novaes foram os primeiros a participar da iniciativa. Eles puderam explorar um dos principais pontos turísticos de Castro e aprender mais sobre a história da imigração e da formação do município.
“A gente veio turistar. Eu achei muito legal e também eu conheci várias histórias sobre o moinho”, contou a aluna Julia Saraiva Lopes de Oliveira, do 4º ano.
O assessor especial da Prefeitura, Rafael Rabbers, destacou a importância do projeto. “Os alunos da rede municipal têm a oportunidade de visitar gratuitamente o Centro Cultural. Essa iniciativa visa ampliar o acesso à cultura, ao conhecimento e à história da nossa região, enriquecendo ainda mais a aprendizagem fora da sala de aula”, afirmou.
Segundo o historiador do Centro Cultural Castrolanda, André Kugler Zan, as atividades vão além da visitação. “Além da visitação nos espaços de exposições do Centro Cultural, tanto no moinho quanto no museu, a gente também vai desenvolver algumas atividades educativas com as turmas do município que vamos receber agora durante o segundo semestre. A ideia é, além da parte histórica, que seja desenvolvido com as turmas um momento mais lúdico também de aprendizado”, explicou.
A professora Ana Claudia de Jesus Teixeira, da Escola Linneu, ressaltou o valor pedagógico da ação. “Nós temos trabalhado ao longo do trimestre sobre a cultura, não só holandesa como outras também, em específico a holandesa por fazer parte da nossa cidade. Então realmente é de grande importância para cada um deles conhecer”, disse.
O projeto deve contemplar todas as escolas municipais ao longo do segundo semestre, fortalecendo o vínculo dos alunos com a história e a cultura local.
*Com Assessoria