Prefeitos da AMCG discutem em Brasília impacto de tarifaço dos EUA na indústria regional

Comitiva se reúne com Geraldo Alckmin e deputados federais para tratar das demissões na Braspine e prejuízos ao setor madeireiro

0 0

Emerson Teixeira

Brasília – Comitiva de prefeitos da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) desembarcou em Brasília nesta terça-feira (9) para uma série de encontros sobre os efeitos do tarifaço imposto pelos Estados Unidos, que já provocou impactos diretos na economia regional. O ponto mais grave foi a demissão de 400 trabalhadores da Braspine, em suas unidades de Jaguariaíva e Telêmaco Borba.

O grupo se reuniu primeiro com deputados federais que integram a Comissão de Indústria, Comércio e Serviços, presidida pelo deputado paranaense Beto Richa e da qual faz parte o deputado Aliel Machado. Em seguida, por volta das 17 horas, os prefeitos iniciaram o encontro com o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.

Participaram das reuniões os prefeitos Juca Sloboda (Jaguariaíva), Elizabeth Schmidt (Ponta Grossa), Elisangela Pedroso (Carambeí), Gerson Nunes (Sengés), Henrique Carneiro (Piraí do Sul), Mário Cezar da Silva (São João do Triunfo), Rita Araújo (Telêmaco Borba) e Irani Barros (Arapoti).

A pauta principal foi a busca de alternativas para reduzir os prejuízos causados pelas novas tarifas americanas sobre produtos da região, em especial do setor madeireiro e de exportação. A expectativa dos prefeitos é que o governo federal articule medidas de compensação e negociações internacionais que possam amenizar os efeitos da crise sobre os municípios dos Campos Gerais.

Participe da comunidade no WhatsApp do PáginaUm News e receba as principais notícias dos campos gerais direto na palma da sua mão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.