Cadastro para castração gratuita de pets em Castro passa a ser presencial

0 44

Da Assessoria

Castro – A Prefeitura alterou a forma de cadastro para o programa gratuito de castração de cães e gatos. A partir desta sexta-feira (22), os interessados devem comparecer presencialmente à Secretaria Municipal de Agricultura, localizada na Rua Francisco de Assis Andrade, ao lado da Secretaria Municipal de Saúde e próximo ao Caramuru. O atendimento ocorre de segunda a sexta, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas.

A mudança foi motivada pela alta procura, que impossibilitou o atendimento via WhatsApp, canal inicialmente utilizado para os agendamentos. Segundo a Secretaria Municipal de Agricultura, a estrutura do Canil Municipal não foi suficiente para atender à demanda crescente, o que levou à adoção do novo formato presencial.

“Hoje temos um problema muito grande de animais de rua e pessoas que não têm condições financeiras de realizar as castrações. Por isso, lançamos o programa para realizar um controle da população de animais. Sabemos que não é um processo rápido, mas nosso objetivo é atender todos que nos procurarem. Pedimos paciência à população”, explica o secretário de agricultura, Reinaldo Cardoso Filho.

O secretário destaca ainda que neste primeiro momento, o programa prioriza animais de rua e resgatados por protetores independentes e pela equipe do Canil Municipal. Também podem participar tutores inscritos no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico), beneficiários de programas assistenciais e pessoas com renda mensal de até meio salário mínimo. No entanto, para realizar o agendamento o tutor precisa levar documentos pessoais e comprovante de inscrição no CadÚnico.

Programa

Por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, a Prefeitura de Castro firmou um convênio com empresas particulares que castrarão 600 cães e gatos nos próximos seis meses, além das 100 castrações mensais que já são realizadas no Canil Municipal. “É a maior operação de castração que a cidade já viu e veremos resultados expressivos ao longo dos próximos anos no sentido de reduzir a população de animais que vivem nas ruas ou que estão semidomiciliados”, conclui Reinaldo.

Participe da comunidade no WhatsApp do PáginaUm News e receba as principais notícias dos campos gerais direto na palma da sua mão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.