Castro centraliza agendamento de castração de cães e gatos na Secretaria de Agricultura

Atendimento presencial substitui agendamento pelo WhatsApp; programa prevê 600 castrações gratuitas para animais de rua e famílias de baixa renda.

0 48

Emerson Teixeira*

Castro – Devido à grande procura, o agendamento e cadastramento das castrações de cães e gatos em Castro não serão mais realizados pelo WhatsApp do Canil Municipal. A partir desta quinta-feira (21), o atendimento será feito de forma presencial, diretamente na Secretaria Municipal de Agricultura, localizada na Rua Francisco Assis de Andrade, ao lado da Secretaria de Saúde, próximo ao estádio do Caramuru.

Inicialmente, o programa contempla a castração de animais de rua e de cães e gatos pertencentes a famílias de baixa renda. O secretário municipal de Agricultura, Reinaldo Cardoso Filho, explica a mudança. “Lá no Canil hoje não temos estrutura para receber essas pessoas e atender o WhatsApp. Então a gente precisa que as pessoas venham aqui na Secretaria dar nome, endereço, telefone para a gente poder chamar para fazer essas castrações. Então aguardamos as pessoas aqui, tento que a gente atende todos, mas vai demorar um pouquinho de tempo, então eu peço paciência”.

O programa prevê a realização de cerca de 600 castrações ao longo de seis meses, além dos 100 procedimentos já realizados mensalmente pelo Canil Municipal. A iniciativa é viabilizada por convênios da Secretaria Municipal de Agricultura com empresas particulares, com investimento inicial estimado em R$ 247 mil, garantindo castração gratuita para animais de rua ou de famílias inscritas no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico).

“É a maior operação de castração que a cidade já viu e vem para resolver um problema sério, que há muito tempo causa problemas para a população. Veremos resultados expressivos ao longo dos próximos anos no sentido de reduzir a população de animais que vivem nas ruas ou que estão semidomiciliados”, destaca Reinaldo Cardoso Filho.

Até o momento, três clínicas veterinárias já se credenciaram no chamamento público que permite a formalização dos convênios, mas o processo continua aberto. Dependendo da demanda e do número de empresas inscritas, tanto o total de castrações quanto o montante de recursos aplicados podem aumentar.

Segundo a Secretaria, a divisão das cirurgias é feita de acordo com o peso dos animais: cães e gatos de até 10 quilos são operados no Canil, podendo ser enviados às clínicas conveniadas para tratamento pós-cirúrgico; animais de 10 a 30 quilos passam pelo procedimento nas clínicas credenciadas; e animais acima de 30 quilos permanecem sob os cuidados da equipe do Canil.

Após a castração, os animais de rua são disponibilizados para adoção no próprio Canil e em feiras de adoção. “Basta agendar e vir até aqui conhecer seu melhor amigo”, orienta a médica veterinária Beatriz Rodrigues.

*Com Assessoria

Participe da comunidade no WhatsApp do PáginaUm News e receba as principais notícias dos campos gerais direto na palma da sua mão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.