Dono de leiteria em Carambeí é autuado em R$ 430 mil
Fiscalização flagrou poluição em rio na região do Catanduvas e danos ambientais em propriedade rural
Da Redação
Carambeí – A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Carambeí e a Polícia Ambiental flagraram, nesta quarta-feira (13), o despejo irregular de dejetos líquidos e sólidos diretamente em um curso d’água e em área de preservação permanente na região do Catanduvas. A ação foi desencadeada após denúncia de moradores da Vila Lajeado, que relataram contaminação da água do rio.
No período da manhã, as equipes vistoriaram uma propriedade rural, mas não encontraram irregularidades. Já à tarde, identificaram o local responsável pelo crime ambiental. Além da poluição, os policiais constataram a abertura de valetas e a construção de um tanque de contenção de dejetos de forma irregular.
Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Paulo Valenga, a estrutura foi feita muito próxima ao rio. “Foi construída, de forma irregular, uma área de contenção apenas 10 metros da margem do rio. A lei prevê no mínimo 50 metros”, explicou.
O proprietário da área responderá criminalmente pelo crime ambiental, e as multas aplicadas somam R$ 430 mil. A Prefeitura reforça que denúncias podem ser feitas de forma anônima para coibir este tipo de prática e preservar os recursos naturais.