Crise no setor madeireiro leva Jaguariaíva a cancelar festa de aniversário
Prefeitura manterá apenas programação cívica e eventos modestos para celebrar os 202 anos do município
Emerson Teixeira
Jagurariaíva – A Prefeitura Municiapl anunciou, por meio de comunicado oficial, o cancelamento da festa em comemoração aos 202 anos do município, prevista para setembro. O evento contaria com rodeio, shows de artistas de renome nacional e ampla estrutura, o que representaria alto investimento por parte da administração.
A decisão foi tomada em razão do impacto da recente taxação imposta pelo governo dos Estados Unidos sobre mercadorias brasileiras, especialmente no setor madeireiro, que é a base da economia local. Segundo a Prefeitura, as tarifas afetam diretamente a renda, o emprego e a indústria de Jaguariaíva, exigindo que o município priorize ações de apoio aos setores produtivos e medidas de proteção à economia.
De acordo com a administração municipal, outras cidades que também enfrentam reflexos da medida americana optaram por cancelar eventos festivos de grande porte. Apesar da suspensão da festa principal, as comemorações pelo aniversário da cidade serão mantidas em formato mais modesto, com atividades voltadas ao entretenimento da população e à valorização dos atos cívicos.
“O espírito de união e orgulho que marca a nossa história será preservado”, diz o comunicado, que ainda agradece a compreensão da população e reafirma o compromisso com a gestão responsável dos recursos públicos.

BrasPine
Com a matriz instalada em Jaguariaíva, a BrasPine, foi uma das principais empresas afetadas pelo “tarifazo” de Trump, tendo anunciado férias coletivas para cerca de 700 funcionários da sua unidade local. A empresa, que fabrica e exporta produtos à base de madeira para os Estados Unidos, foi forçada a reduzir suas operações e afastar funcionários devido à nova tarifa de 50% imposta sobre produtos brasileiros pelo governo americano.
No final do mês de julho a empresa estendeu a medida para a unidade de Telêmaco Borba, uma nova etapa de férias coletivas que afetará diretamente 1.500 dos 2.500 colaboradores de suas unidades em Jaguariaíva e Telêmaco Borba.