Frísia inaugura monumento em homenagem aos 100 anos da cooperativa em Carambeí
Emerson Teixeira
Carambeí – A Cooperativa Frísia, segunda mais antiga do Brasil e a mais antiga em funcionamento no Paraná, celebrou nesta sexta-feira (1º) a inauguração de um monumento em homenagem aos seus 100 anos. A obra foi instalada em frente à sede administrativa da cooperativa, localizada na Avenida dos Pioneiros, em Carambeí.
A solenidade, que reuniu diretores, colaboradores, imprensa e autoridades locais, teve momentos marcantes como o hasteamento das bandeiras do Brasil, Paraná, Frísia, e do município, com a participação do cooperado mais antigo e da cooperada mais jovem. A fanfarra municipal também abrilhantou o evento com suas apresentações.
A prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso, acompanhou a cerimônia e destacou a importância histórica da cooperativa para o município e para toda a região. “Primeiramente agradecer ao nosso Deus, muito bem falado aqui pelo pastor, por esse momento tão importante para a nossa cidade. E também pelo simples fato de estarmos aqui com vida, com saúde, celebrando os 100 anos de algo que engrandece tanto e orgulha tanto a nossa cidade de Carambeí”, disse a prefeita.
Elisangela Pedroso ainda ressaltou o papel da Frísia no desenvolvimento local: “Quero cumprimentar hoje aqui o seu Dick [de Geus], o Renato [Greidanus], também o nosso presidente, o Geraldo, em nome do Luiz e do seu Willem, toda a diretoria e todos os cooperados e colaboradores que estão aqui hoje. E dizer que eu sou muito grata por vocês me permitirem a fazer parte de algo que vai ficar na história de Carambeí, presenteando a cidade com esse monumento que tanto nos orgulha”.
Para a prefeita, a cooperativa representa mais que uma instituição: “Orgulha não só a mim, enquanto prefeita, mas eu tenho absoluta certeza que todos os moradores de Carambeí, que são impactados todos os dias com o trabalho dessa grande cooperativa, como também daquele que está lá na ponta, o homem do campo que acorda de madrugada para tirar seu leite, para cuidar da sua plantação, que está gerando emprego, renda e ajudando no crescimento e no desenvolvimento de Carambeí”.
Ela lembrou ainda a origem da Frísia. “Há 100 anos atrás, quando os primeiros imigrantes chegaram, eu não sei se eles tinham a ideia do que se tornaria a Cooperativa Frísia, não só para Carambeí, não só para o Paraná, mas também para o Brasil, como hoje é a segunda cooperativa mais antiga do Brasil e a primeira do Paraná. Então isso é uma história de muito trabalho, de muito esforço, de muita dedicação”.
A prefeita finalizou destacando o papel dos colaboradores: “Não somente do presidente, mas de vocês, de todos os colaboradores que estão todos os dias aqui, trabalhando para que algo aconteça. Se o presidente não estiver aqui, a cooperativa vai andar da mesma forma, porque são vocês que são o carro-chefe, que fazem o desenvolvimento da Frísia, que fazem com que a Frísia seja grande”.
O presidente da Frísia, Geraldo Slob, discursou emocionado durante o evento. “Como disse o pastor, que esse monumento nos lembre do quanto foi sofrido chegar até aqui. Não foi fácil, tivemos bons e tempos mais difíceis, mas hoje estamos aqui e eu digo: sinto até a graça com dia tão bonito, uma bênção com esse sol para iluminar ainda mais esse monumento.”
Ele reforçou o significado do marco. “Cada vez que passarmos pela rua e passem isso para os seus amigos, que lembrem que por trás desse monumento tem muita história, muita história de fé, da coletividade e do trabalho”, frisou.
Geraldo agradeceu a todos os envolvidos. “Meu muito obrigado, em nome do conselho, em nome de todos os cooperados, falo a vocês, colaboradores, em nome da Frísia. Hoje a todos os cooperados aqui o nosso muito, muito obrigado”.
A inauguração do monumento marca o centenário de uma trajetória que transformou a Frísia em uma referência de cooperativismo e desenvolvimento rural no Brasil, reafirmando seu compromisso com Carambeí e a cadeia produtiva do leite, da soja, do milho, da suinocultura, essenciais para a economia local e regional.