Vereador solicita semáforo na rotatória da Tratornew e pede soluções para mobilidade em Castro
Requerimento aprovado será encaminhado à Prefeitura e ao DER-PR; parlamentares destacam necessidade de planejamento técnico e rotas alternativas
Emerson Teixeira
Castro – A Câmara Municipal aprovou, na sessão desta quarta-feira (16), um requerimento do vereador Professor Pandorff solicitando à Prefeitura e à Superintendência Regional do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) a análise da viabilidade de instalação de um semáforo na rotatória da Tratornew, localizada na Avenida Prefeito Dr. Ronie Cardoso, esquina com a Avenida Vicente Fiorillo. O parlamentar também propôs que sejam avaliadas outras possíveis intervenções para melhorar o fluxo e a segurança no trânsito daquela região.
O vereador destacou a importância da iniciativa diante do crescimento do tráfego e da instalação de novos empreendimentos na cidade. “Ali compete um trecho que é do Estado, o DER, mas tenho certeza que com essa parceria que está sendo muito positiva do governo do Estado com a Prefeitura Municipal de Castro, eu acho muito importante nós colocarmos essa questão até pela chegada de uma empresa como o Max Atacadista, que vai estar em nosso município e o fluxo irá aumentar”, afirmou Pandorff.
Segundo ele, o local já é considerado um ponto crítico para acidentes e merece atenção especial por se tratar de uma das principais vias de entrada e saída da cidade. “Já é uma questão de prioridade também, eu tenho certeza que o Executivo já está avaliando, são inúmeras entradas e saídas naquele local, tudo para diminuir os acidentes que vêm acontecendo e a própria questão da mobilidade, que é muito importante para essa via”, completou.
Durante a discussão da proposta, o vereador Levi Napoli manifestou apoio ao requerimento, mas alertou para os efeitos colaterais de soluções paliativas. “É um requerimento muito válido e apoio à iniciativa, mas o que a gente pede para as nossas autoridades, nossos políticos, nossos deputados, é uma solução paliativa, o que vai acontecer? O trânsito vai se tornar mais lento numa região que nós já temos muitos problemas, principalmente nas horas de pico”, observou.
Levi defendeu uma solução estrutural para o problema: “Mais semáforos, nesses pontos, mais dificuldades vamos ter, mas por outro lado está prevenindo acidentes. Só que a solução para isso é um contorno sul. Então, que nossos políticos enxerguem Castro com um olhar diferente, que num futuro próximo nós possamos ter rotas alternativas para isso, para desafogar o fluxo de grandes veículos da nossa cidade”.

Já o vereador Investigador Ricardo reforçou a necessidade de planejamento técnico nas decisões sobre o trânsito. “Hoje, na nossa cidade, são muitos pontos nesse sentido, com tráfego lento, horário de pico. Então, acho que nós já passamos do tempo de dispormos de um engenheiro de tráfego. Tem que ser avaliado, né? Cada ponto e a melhor maneira de você sanar”, disse.
Para o parlamentar, não basta apenas instalar equipamentos ou fazer obras sem estudo. “Às vezes é um semáforo, às vezes é uma rotatória, é uma travessia elevada, né? Mas isso tem que ser um estudo, um estudo técnico. Não é chegar lá e fazer de qualquer jeito, sem estar dentro da lei. Às vezes faz uma lombada sem as suas especificações. Então, acho que é o momento da gente estar debatendo e vendo”, afirmou.
Ele ainda destacou a necessidade de planejamento urbano mais amplo. “Já discutimos isso antes, em relação ao número de veículos. Coloquei em um requerimento meu anterior falando de mobilidade, em relação a ver esses pontos. Então que seja feito um estudo técnico, acho que é o mais importante”, concluiu.
Com a aprovação do requerimento, caberá agora à Prefeitura de Castro e ao DER-PR analisarem as possibilidades de intervenção no local apontado pelos vereadores.