Prefeitura de Castro abre chamamento para contratar MEIs e pequenas empresas para reparos em prédios públicos
Iniciativa visa agilizar a manutenção de patrimônios, como postos de saúde e escolas, e fomentar a economia local com um sistema de rodízio entre os prestadores de serviço.
Emerson Teixeira
Castro – A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Administração, lançou um chamamento público para credenciar empresas e microempreendedores individuais (MEIs) para a prestação de serviços de pequenos reparos e manutenção em prédios públicos do município. A medida busca criar uma “grande frente de trabalhos” para recuperar estruturas que, segundo a gestão, se encontravam em estado de degradação.
O Edital de Chamamento Público nº 014/2025 detalha a necessidade de profissionais de diversas áreas, como pintura, alvenaria, carpintaria, elétrica, hidráulica e jardinagem. O investimento total estimado é de R$ 857.760,00 para a contratação de até 3.000 horas de serviço para cada uma das oito especialidades listadas.
Segundo o secretário municipal de Administração, Rodrigo Morais, a ação atende a uma demanda antiga da população. “Existem muitos patrimônios que estavam degradados e a população nos indicava desde a campanha eleitoral da necessidade de recuperar os mesmos”, afirma. Ele explica que o foco inicial não são grandes construções, mas sim intervenções pontuais e necessárias. “Nem sempre se trata de grandes obras, mas sim de correções pontuais, como todos cuidamos de nossas casas”.
Um dos principais objetivos do programa é fortalecer a economia da cidade. “Um dos benefícios é incentivar a economia local, contratando pessoas que moram aqui em Castro”, destaca o secretário. O edital confirma essa diretriz, estabelecendo como condição para a participação que as empresas tenham domicílio profissional no município.
O modelo é visto como uma grande oportunidade para pequenos negócios. “Podem participar empresas com MEI ou Inscritas no Simples”, explica o secretário, que complementa ser um formato “muito propício para os MEI’s, onde o profissional representa por si mesmo”.
Para garantir que mais empresas sejam beneficiadas, a prefeitura implementará um sistema de rotatividade. “O programa tem um sistema de Rodízio, prestigiando mais pessoas”, diz o secretário. Conforme o edital, a contratação ocorrerá por demanda e seguirá uma ordem cronológica de credenciamento, assegurando a isonomia entre os participantes.
A prioridade inicial dos serviços será a rede de saúde. “A demanda é grande. A prioridade serão as UBS neste primeiro momento”, pontua o secretário. “À medida que tivermos mais profissionais, abriremos outras frentes de trabalho”.
O objetivo final, segundo ele, é garantir a qualidade dos espaços para servidores e cidadãos. “Este é o objetivo do programa. Deixar os aparelhos públicos em ordem, para que os colaboradores da Prefeitura e a população tenham qualidade e uma boa experiência quando ali estão”, declara. A gestão busca implantar um novo conceito de manutenção contínua na cidade: “Cuidar sempre! Para estar em ordem a todo momento”, enfatiza.
As empresas interessadas devem se inscrever através do Setor de Licitações da prefeitura, que é o “canal oficial”.