Atletas castrenses se destacam no desafio de capoeira dos Campos Gerais
Castro sediou a 3ª etapa do circuito nacional e revelou talentos locais no cenário da capoeira
Da Assessoria
Castro – No último sábado (12), o Ginásio Gerson Torres Pereira foi palco de um grande encontro esportivo e cultural: o Desafio de Capoeira dos Campos Gerais – 3ª Etapa do Circuito Nacional VMB (Volta do Mundo Bambas). O evento reuniu competidores de 22 municípios da região, fortalecendo o intercâmbio entre mestres, grupos e praticantes da capoeira.
O município foi representado por 15 atletas, entre homens e mulheres, no Desafio de Capoeira dos Campos Gerais. Entre os destaques, Ana Clara Luz (Clarinha) conquistou o 2º lugar, enquanto Mariana Ribeiro Rodrigues (Amazonas) garantiu a 3ª colocação na competição.
Embora apenas os primeiros colocados em cada categoria se classifiquem para o ranking nacional VMB, o desempenho das atletas castrenses reforçou a força, o talento e a dedicação da capoeira local.
O Desafio dos Campos Gerais é uma das etapas classificatórias do circuito, promovido pela Prefeitura Municipal de Castro, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com o grupo Mutungo Capoeira e o Instituto Dreka (Movimento Coral). A iniciativa celebra a resistência, a tradição e o poder transformador da capoeira como expressão cultural, social e esportiva.
Os campeões desta etapa já estão convocados para o palco principal do VMB, que será realizado em Maricá (RJ). Já a 4ª etapa do circuito acontecerá em novembro de 2025, na cidade de Foz do Iguaçu (PR), prometendo mais uma grande celebração da capoeira brasileira.