Paraná em Ação em Ponta Grossa atende a população até as 17 horas deste sábado

0 7

AEN

Moradora de Ponta Grossa, Marli Cordeiro, de 50 anos, participou do Paraná em Ação em busca de atendimentos e soluções para pendências do dia a dia. A feira de serviços realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Justiça e Cidadania (Seju), tem parceria com o Justiça no Bairro, programa do Tribunal de Justiça do Estado (TJPR), e registrou 491 atendimentos só na quinta-feira, primeiro dia do evento. A ação acontece das 9 às 17 horas, até este sábado (12), no Sesc – Centro Esportivo, localizado na Rua Ciro de Lima Garcia, 70, Vila Estrela.

Em poucos minutos, Marli conseguiu resolver uma questão que estava pendente há muito tempo, a emissão de sua Carteira de Identidade Nacional (CIN), e buscou informações sobre outros serviços oferecidos no local. Segundo ela, a oferta de diversos serviços em um único espaço facilita a rotina dos trabalhadores e garante acesso aos direitos básicos. “A gente que trabalha não tem muito tempo, então isso é muito bom e eu estava precisando de uma carteira de identidade faz muito tempo”, diz.

Para o secretário da Justiça e Cidadania, Valdemar Jorge, um lugar com vários serviços gratuitos oferecidos pelo Estado é um local para exercer a cidadania. “Levamos para a população as principais ações do governo, e o cidadão pode resolver suas questões de forma rápida e em um único lugar, sem custos”, ressalta.

Além da emissão de documentos, fazem parte dos serviços oferecidos na feira orientação jurídica, serviços de saúde, testes voluntários de maternidade e paternidade, consultas a vagas de emprego, cadastro habitacional, serviços da Sanepar, da Copel e do Detran-PR, divórcio consensual, assistência social e casamento comunitário. Também são ofertados serviços culturais, assim como palestras para adolescentes e a apresentação de serviços do Estado.

Debóra Borges, de 38 anos, aproveitou para buscar a emissão da primeira Carteira de Identidade Nacional da filha Beatriz, de 8 anos. Para ela, o serviço gratuito foi essencial. “É necessário, nós precisamos fazer o documento, então essa foi uma boa hora para a gente”, afirma.

Segundo Ricardo de Lima, coordenador do Paraná em Ação na Seju, a ideia do programa é concentrar todos os serviços públicos gratuitos em um único lugar, juntando Estado, prefeituras e parceiros. “O Paraná em Ação é um mutirão do Estado que promove cidadania através de serviços gratuitos, desburocratizados e humanizados a quem realmente precisa”, diz.

Participe da comunidade no WhatsApp do PáginaUm News e receba as principais notícias dos campos gerais direto na palma da sua mão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.