Renato de Oliveira
Castro – Série de atividades religiosas, sociais e culturais estão programadas para festejar o ‘Dia da Padroeira de Castro ‘, marcado para 26 de julho. Novenas, binguinho, cavalgadas, venda de pastel, bolos, guloseimas, procissão fluvial, celebração eucarística, churrasco e shows, fazem parte da programação. Em 2025, os festejos da Senhora Sant’Ana – padroeira local que no mesmo dia também é celebrada em Ponta Grossa _ completa 102 de muita história, tradição e religiosidade.
Já no dia 17, às 19 horas, será aberto o novenário em louvor à Padroeira, na Igreja Matriz. Às novenas prosseguem até a sexta-feira (25), com a participação de sacerdotes convidados. Às festividades incluem o tradicional ‘pastel de Sant ‘Ana ‘e binguinho, no sábado (19). E, no dia 20 uma comitiva de cavaleiros será recebida em frente a Matriz, às 10h. Na sexta-feira (25), paroquianos, comunidade em geral e visitantes vão passar o dia saboreando o pastel de Sant ‘Ana, bolos e outras guloseimas na praça de alimentação e, a noite, participar do bingo, às 20 horas.
Padroeira desce o Iapó
O feriado católico que celebra em Castro o ‘Dia da Padroeira ‘, é marcado com a descida de uma réplica da imagem de Sant ‘Ana, de barco, pelas águas do rio Iapó. Bem cedinho, mais de 40 barqueiros se reúnem na barranca do rio com suas famílias e amigos. Nas próximas semanas, organizadores do grupo de barqueiros irão definir a embarcação que terá a honra de servir como barco/madrinha que irá descer o rio, escoltando a imagem da Senhora Sant’Ana. Perto das das 9 horas do dia 26 de julho, a imagem sempre conduzida por padre Sandro José Brandt, pároco da Matriz, irá cruzar as pontes férrea e de rodagem e então será saudada por uma multidão de devotos e dezenas de curiosos que a esta altura, estarão aglomerados nas duas margens da Prainha.
Prainha revitalizada
O local da Prainha também é conhecido como Balneário Libânio Estanislau Cardoso e que partir deste ano passa por revitalização em toda a sua extensão. A antiga lanchonete que existia na margem direita do rio, hoje dá lugar a uma praça com mirante. Ainda de acordo com o projeto, serão instalados parquinhos e academia ao ar livre. Haverá, também, um espaço para pista de caminhada de 2 quilômetros, banheiros públicos entre outras melhorias . Na década de 50, até 1.990, a Prainha foi um dos principais pontos turísticos de Castro.
Procissão e Missa
Logo que a procissão fluvial chega no ancoradouro da Prainha, a imagem de Sant ‘Ana é retirada do barco e segue agora em procissão, com a multidão a pé, pela rua
Francisco Xavier da Silva, em direção a igreja Matriz.
Às 10 horas será celebrada Missa Solene, em honra à Padroeira de Castro . Terminada a celebração eucarística, acontecerá o tradicional ‘churrasco da Sant’Ana e almoço na praça de alimentação. A tarde seguirá com a venda de pastéis, bolos e outras guloseimas, aliada uma programação cultural, com música e bingo às 18 horas. O encerramento das festividades alusivas ao ‘Dia da Padroeira de Castro, está previsto para às 20 horas.
foto: divulgação