Castro sedia lançamento do primeiro Conselho Regional de Turismo do Paraná e recebe anúncio oficial do Festival de Primavera
Encontro histórico na Colônia Castrolanda reuniu lideranças estaduais e regionais e marcou nova fase da regionalização turística nos Campos Gerais
Emerson Teixeira
Castro – Em uma manhã gelada e movimentada na Colônia Castrolanda, em um dos cartões postais de Castro, o Moinho da Castrolanda, o Governo do Paraná deu um passo decisivo para a consolidação da regionalização do turismo nos Campos Gerais. Nesta quinta-feira (3), o município sediou o lançamento oficial do primeiro Conselho Regional de Turismo do Estado, iniciativa pioneira que reúne prefeitos, gestores públicos e lideranças locais com o objetivo de estruturar políticas integradas para o setor.
O evento foi conduzido pelo prefeito de Castro, Dr. Reinaldo Cardoso, um dos idealizadores da proposta, e contou com a presença do secretário de Estado do Turismo, Leonaldo Paranhos, do deputado estadual Moacyr Fadel (PSD) e de prefeitos de oito municípios que integram o projeto: Tibagi, Piraí do Sul, Jaguariaíva, Arapoti, Sengés, Ventania, Carambeí e Castro.
Também estiveram presentes vereadores, secretários municipais e representantes da imprensa regional, assim como a presidente da AMCG e prefeita de Imbaú, Dayane Sovinski, e o presidente do Conselho Municipal de Turismo de Castro, Gilson Proença (Kiko).
De acordo com o secretário Paranhos, a criação do conselho está alinhada com o programa estadual ‘Turismo Mais Infra’, que busca fomentar projetos com base nas vocações locais. “A gente está implantando em todo o Paraná os territórios do turismo. Tivemos hoje uma reunião com cerca de dez municípios que têm demandas convergentes com nosso projeto, e a partir disso vamos encaminhar convênios para consolidar ainda mais o turismo nos Campos Gerais”, afirmou.
O prefeito Dr. Reinaldo destacou a importância da união entre municípios com perfis semelhantes. “É um sonho que a gente tinha há muito tempo, de regionalizar o turismo com base em vocações reais. Reunimos cidades com forte apelo histórico, ecológico, de aventura e religioso. Essa identidade comum encantou os prefeitos e encontrou total sintonia com o projeto do governo Ratinho Junior”, afirmou.
Segundo ele, a proposta vai além do turismo: “Vamos divulgar o que nós temos. Queremos que todos os municípios apareçam nesse lançamento, e não só Castro, para mostrar todo o potencial da nossa região ao país inteiro.”
O deputado estadual Moacyr Fadel também ressaltou o caráter agregador da proposta. “Na entrada fui indagado por que não trouxemos Ponta Grossa. Não é questão de separar. Queremos somar com Vila Velha, mas ter nossa identidade. Cada município aqui tem sua particularidade e sua potencialidade”, disse.
Festival de Primavera
Durante o evento, o secretário Paranhos anunciou, em primeira mão, a realização do Festival de Primavera, que acontecerá em setembro em Castro, com a participação dos municípios que integram o novo Conselho Regional de Turismo. A proposta do festival é agregar gastronomia, cultura e esporte, em um formato que se integrará ao calendário oficial das estações turísticas do Paraná.
“Hoje tivemos um anúncio importante: a abertura oficial do Festival de Primavera em parceria com todos esses municípios. Vai ser um grande festival, uma novidade para o Estado inteiro, com foco na valorização da nossa identidade e dos nossos atrativos. Assim como já temos os programas do inverno e o Mais Verão, agora teremos oficialmente o festival da primavera para chamar os paranaenses e brasileiros a circularem dentro do nosso estado”, afirmou Paranhos.
Para o prefeitode Castro, o anúncio representa uma conquista histórica. “Já ganhamos agora o primeiro evento de primavera do Governo do Estado. Isso é muito bom. Vamos aproveitar a imprensa, os visitantes, e transformar esse evento em vitrine para mostrar ao Brasil tudo o que os Campos Gerais têm a oferecer”, concluiu.